A Panno Sling é uma grande incentivadora do sling para gerar proximidade entre pais e bebê, além da a praticidade agregada na rotina. Muitas pessoas têm medo de utilizar o sling por conta da segurança, então hoje viemos mostrar que sim, o sling é seguro!
Confira o que faz um sling ser seguro, quais fatores você deve observar e qual é a melhor maneira de utilizar!
Como funciona o sling?
Na prática, o sling precisa segurar o bebê da mesma forma que você o seguraria nos seus braços. A firmeza, o conforto e o aconchego devem ser os mesmos para você e para o bebê, ok?
Existem alguns tipos diferentes de sling e diversas posições para utilizá-lo, mas a mais comum é a chamada “barriga com barriga”, quando o bebê fica na vertical com a barriga contra o seu peito. Também é comum que o bebê fique na diagonal, da mesma forma que ficaria na amamentação.
Ambas as posições citadas acima são seguras, especialmente considerando as seguintes premissas:
- você deve ser capaz de ver a cabeça e o rosto do bebê sem precisar abrir o sling;
- o bebê deve conseguir respirar livremente e de forma fácil;
- o bebê deve estar com a cabeça em posição neutra, ou seja, o pescoço reto.
Qual é o sling mais seguro?
O Wrap Sling e o Sling de Argola são os modelos mais seguros do mercado e os únicos que podem ser usados desde o nascimento do bebê. Nestes dois modelos o sling é uma faixa de pano totalmente ajustável conforme o peso e tamanho da criança. Assim, o bebê permanece em segurança e a mãe ou pai confortáveis.
Na prática, esses slings se tornam seguros porque têm barras e costuras reforçadas, garantindo firmeza no apoio das costas do bebê. Quando amarrado, eles se tornam um facilitador de colo, ou seja, tem o mesmo efeito que o precioso colo de mãe, mas de forma mais prática.
Para que você garanta a segurança do sling, ele deve se ajustar bem ao seu corpo e manter o bebê em uma altura que você consiga beijar a cabeça da criança sem muito esforço.
Quais detalhes fazem a diferença na segurança do sling?
Como já mencionamos aqui no blog, a possibilidade de ajustar o pano do sling nos modelos Wrap e Argola é o que contribui — e muito — para a segurança do produto. Inclusive, esse é um dos motivos pelos quais nós, da Panno Sling, não fabricamos e vendemos slings que não permitem ajustes no tecido.
Além do fator tecido ajustável, alguns outros aspectos do sling precisam ser avaliados quando o foco é pensar na segurança de uso. Alguns deles:
- tecido de qualidade: não cede facilmente e evita que o sling venha e ficar “frouxo” com o tempo e prejudicar o ajuste no corpo;
- acabamentos da costura: precisam ser bem reforçados para que impeçam o tecido de rasgar durante o uso;
- acabamento das argolas: precisam ser feitas de materiais resistentes e sem emenda para não esfolar o tecido (o que pode ocasionar em rasgos).
Existem slings não seguros?
Apesar do mercado de slings ter se desenvolvido muito, alguns modelos de sling ainda não são recomendados.
A questão é a seguinte: todas as posições que citamos acima são possíveis com um sling seguro, apesar de precisar de certa prática para ajustar o bebê. O que você NÃO deve fazer é carregar o bebê numa posição horizontal contra o seu quadril ou embaixo dos seus seios.
Os carregadores que forçam você a utilizar estas posições em nome de uma falsa segurança são conhecidos como Baby ou Sling Bags e são problemáticos por diversos fatores:
- Cortam o acesso visual ao bebê, dificultando que a mãe o veja e prejudicando sua respiração;
- A base rígida não permite que o bebê se encaixe e ele acaba ficando mais suscetível a cair;
- O formato faz com que o bebê encoste o queixo no pescoço, o que pode causar a chamada “asfixia posicional”, por conta das vias aéreas ainda não terem se desenvolvido totalmente.
Abaixo, um exemplo do tipo de carregador que não é seguro e não recomendamos:

Sling é seguro? Sim, muito, e ainda proporciona uma relação com os pais em qualquer situação. Essas dicas não são para deixar você com medo, apenas para reforçar que não compensa escolher qualquer sling.
Conte com a qualidade e segurança da Panno Sling e abuse desse acessório prático e amoroso!