Quando começar a se preocupar com a postura do bebê?

Pai com bebê no colo

Quando o assunto é a postura da criança, os cuidados devem começar desde a mais tenra idade. Afinal, a coluna do bebê é frágil e moldável, podendo desenvolver problemas caso você não fique atento.

Por isso, é importante que você se preocupe com a anatomia da coluna e do dorso do seu filho desde o nascimento, para garantir que ele cresça saudável e sem alterações posturais.

No post de hoje, vamos dar algumas dicas para cuidar da postura do seu pequeno corretamente! <3

Por que devo me preocupar com a postura do bebê?

Você sabia que a coluna vertebral do bebê continua a se desenvolver após o nascimento?

Ainda no útero materno, a coluna do bebê é sustentada por um material cartilaginoso, sendo extremamente flexível. Porém, ao longo dos meses, ela vai crescendo e se consolidando à medida que o bebê ganha mais firmeza na postura.

É interessante você saber: quando o bebê nasce, a posição ideal para a coluna é a mais curvadinha, formando um C. Somente com o amadurecimento ósseo e o fortalecimento da musculatura é que o bebê vai gradualmente ficando mais ereto.

Só que esse crescimento ocorre de uma maneira peculiar. Ao invés de se expandir em comprimento, as vértebras aumentam de diâmetro, crescendo para os lados. Por isso, posturas inadequadas e movimentos bruscos podem causar lesões.

O pescoço é outro ponto de atenção na anatomia do bebê. É nele que ficam as três primeiras vértebras cervicais da criança. Por isso, a cabeça deve ficar bem protegida para evitar torções até que o pequeno consiga firmar o pescoço sozinho.

Como cuidar da postura do bebê?

Os cuidados com a postura do bebê recém-nascido devem ser mantidos em todo tipo de atividade: seja no colo, no banho ou durante o sono.

Colo confortável

Uma das melhores maneiras de dar colo é sentado na cama ou chão, com as pernas flexionadas, encaixando o bebê junto ao corpo. Assim, a coluna do pequeno fica bem apoiada, sem forçar a musculatura e vocês podem brincar à vontade.

Agora, se o colo for de pé, é bom ter um suporte para apoiar o peso da criança e não sobrecarregar sua postura. O facilitador de colo sling é um ótimo aliado, porque respeita a anatomia do bebê (coluna em C e perninhas recolhidas em posição M e ergonômica).

Além disso, não causa problemas posturais nem dor nas costas do adulto! Afinal, também é importante cuidar da sua saúde, certo?

Dá uma olhada em outro conteúdo aqui no blog que explica qual o melhor sling para recém-nascido!

Banho seguro

Seja na banheira ou durante o banho de bebê no chuveiro, é importante manter as mãos e os braços firmes para apoiar bem o pequeno enquanto você faz a higienização.

Para lavar a barriga e a parte da frente do corpo, segure-o pelo tronco e encaixe sua mão debaixo da axila do bebê. Com a outra mão, realize a higienização. Para as costas e o bumbum, apoie a cabecinha do bebê em um dos braços e novamente segure-o pela axila, evitando que escorregue. Os pés e mãos do bebê ficam livres para se movimentar.

Na hora de secar e trocar as fraldas, opte pelo trocador. Essa recomendação é para cuidar da sua própria postura (abaixar para trocá-lo na cama pode causar dor nas costas).

Lembre-se de preparar todos os acessórios necessários para trocar o bebê antes de iniciar o banho. Desta forma, você não precisa sair buscando coisas pela casa com o bebê nos braços.

Além disso, em hipótese alguma deixe o bebê sozinho no trocador. Os pequenos, de uma hora para outra, aprendem a rolar e uma queda desta altura pode ser fatal.

Sono tranquilo

Sobre a melhor posição do bebê para dormir, o mais indicado é de barriga para cima. Além disso, o ideal também é evitar almofadas e travesseiros no berço ou no local do sono, por causa do risco de sufocamento.

Nós já falamos sobre posições de dormir em nosso post sobre morte súbita em bebês. Indicamos a leitura para você saber alguns mitos e verdades sobre o assunto.

Por outro lado, falando em postura do bebê, o que podemos sugerir como uma boa prática é usar um apoio embaixo das perninhas do bebê, atrás do joelho (como uma almofadinha). Isso pode deixar a coluna melhor acomodada durante o sono.

Ademais, também é recomendado variar o lado para onde o bebê olha. Mesmo que a posição seja de barriga para cima, a cabeça sempre acaba virando para a direita ou esquerda.

Conclusão

Preocupar-se com a postura do seu filho desde cedo é super importante para prevenir dores e problemas ao longo do seu desenvolvimento. Por isso, fique atento a partir dos primeiros dias.

E se você notar qualquer alteração ou anormalidade na coluna da criança, não hesite em consultar um médico especialista. Quanto antes você tiver as orientações adequadas, melhor para a saúde do pequeno! 🙂

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima