Embora seja recomendado por médicos e cada vez mais popular, o facilitador de colo sling ainda desperta muitas dúvidas em papais e mamães.
Isso faz com que algumas pessoas tenham receio na hora da compra e acabem optando pelos carregadores mais tradicionais, como o canguru, embora não seja a opção mais saudável para o bebê.
Por isso, resolvemos esclarecer as perguntas mais frequentes sobre sling para deixá-lo seguro quanto ao uso desse acessório que é tendência e, assim, você possa slingar à vontade!
O que é o sling?
Em português, “sling” significa faixa ou tipóia. É o nome dado para o facilitador de colo não estruturado, ou seja, que não tem nenhuma parte “dura”. É um modelo flexível e ergonômico, que se molda à anatomia do bebê.
O sling serve para carregar o bebê perto do corpo de forma confortável e segura, facilitando passeios, atividades de rotina e até exercícios físicos.
Como usar o sling?
Existe mais de uma forma de usar o sling, dependendo do modelo e do tipo de fixação ao corpo. Os modelos Wrap Sling e Dry Fit, por exemplo, são presos por meio de uma amarração em torno do corpo do adulto. Já o Sling de Argola fica preso pelas extremidades entrelaçadas no anel de metal, apoiado em um dos ombros do adulto que o utiliza.
Se você quer aprender detalhadamente: veja um passo a passo de como usar o sling!
Por que usar o sling?
Porque ele é indicado por médicos e fisioterapeutas como a melhor forma de carregar o bebê. A estrutura flexível e maleável do pano respeita a anatomia do pequeno (coluna em C e perninhas recolhidas em posição M e ergonômica), prevenindo cólica, refluxo e problemas no quadril.
Outro ponto a favor do sling é que ele acompanha diversas fases do crescimento da criança. Também distribui melhor o peso do bebê pelo corpo do adulto e permite liberdade de movimentos para ambos.
Sling e canguru são iguais?
Não, sling e canguru não são iguais! O sling é o facilitador de colo em forma de faixa que é transpassada ao corpo, conforme explicamos antes. Já o modelo canguru tem estrutura mais rígida e é preso nos ombros por duas alças, como se fosse uma mochila.
O uso do canguru vem sendo contra-indicado porque não proporciona uma posição saudável e confortável para o bebê. Ele fica com a coluna reta e as perninhas suspensas, forçando a postura e sobrecarregando a região pélvica.
Sling é quente?
O sling não é quente. A maioria é feita 100% em algodão e composição de fibra natural, permitindo que haja troca de calor e que a pele do bebê respire. O tecido também é indicado para peles hipersensíveis porque não causa alergias nem irritações.
O modelo Dry Fit é capaz ainda de absorver umidade e transpiração. Mas, o tecido é mais delicado e cede com o tempo de uso, sendo necessário refazer a amarração com frequência. Outro ponto é que o Dry Fit é mais curto e, por isso, só pode ser usado com a amarração cruz envolvente.
Ou seja, este modelo é recomendado apenas para curtas atividades ou somente ao ar livre, como passeios na praia ou piscina.
Confira qual é o melhor sling para usar no verão e deixe seu bebê mais confortável no calor!
Sling dá dor nas costas?
Se utilizado corretamente, o sling não causa dor nas costas nem qualquer desconforto. Pelo contrário: ele distribui melhor o peso pelo corpo do adulto, formando um centro de gravidade único e prevenindo problemas na coluna. Lembrando que o sling deve ser ajustado na altura correta e as faixas devem ficar bem fixas nas costas.
Qual tecido comprar?
Depende das suas necessidades. O algodão 100% é um dos melhores, porque, como falamos antes, permite que a pele do bebê respire. A poliamida com proteção contra raios solares e secagem rápida também é um ótimo tecido para sling.
Veja aqui qual o melhor tecido para sling e escolha o seu!
Pode usar sling em recém-nascido?
Sim. Inclusive, o uso do sling em recém-nascidos simula a posição fetal dentro do útero materno, ajudando a tranquilizá-lo em crises de choro e cólica, sendo uma de nossas dicas sobre como acalmar o bebê.
Quando começar a usar o sling?
O sling pode ser usado já nos primeiros dias após o parto e até o momento em que a criança atinge aproximadamente 15 kg (13 kg no Dry Fit). Principalmente na fase inicial, é importante ficar atento às instruções de uso para garantir a segurança do bebê.
Como o bebê deve ficar no sling?
O bebê deve ser colocado em posição vertical, de frente para o adulto, e em posição ergonômica, com a coluna curvada em formato de C e perninhas encolhidas (joelhos mais altos do que o bumbum, formando um M).
Quanto ao ajuste, é importante regular a faixa para que o bebê esteja na altura correta, que é aquela em que o adulto consegue dar um beijo na cabeça da criança sem dificuldades.
Aprenda também como carregar gêmeos no sling
Quanto tempo posso ficar com o bebê no sling?
Não existe um limite de tempo para ficar com o bebê no sling. Você pode utilizá-lo pelo tempo que for conveniente e confortável para você e o bebê. Lembrando que, no caso do Dry Fit, a amarração irá ceder e será necessário refazer para garantir a segurança do bebê.
E aí, respondemos tudo o que você queria saber sobre os slings? Esperamos que as respostas te ajudem a fazer uma compra segura e bem informada.
Se tiver mais alguma dúvida sobre o sling, conte com a gente! Até mais. <3