O que é a mancha mongólica? É normal? Tire suas dúvidas aqui!

Mancha Mongólica

Seu bebê está com uma mancha roxa atrás do bumbum, nas costas ou nas pernas? Não se preocupe! Esse tipo de mancha é comum e se chama mancha mongólica. A boa notícia é que ela não representa nenhum perigo para a saúde do seu filho.

Respirou fundo? Então pronto, agora você pode arrastar a página um pouquinho mais para baixo e continuar a leitura do texto para entender quais são as causas e as melhores soluções para este incômodo. Vamos lá!

O que é mancha mongólica?

Resumindo de forma objetiva, as manchas mongólicas são grandes e comuns marcas de nascença! Elas podem aparecer em várias regiões do corpo do bebê: no bumbum, nas costas, nas pernas e até nos ombros. As cores também podem variar, normalmente entre azul, cinza e marrom.

Veja as variações de cores e os locais do corpo onde a mancha mongólica aparece nas imagens abaixo:

Mancha Mongólica no Corpo
Fonte: Revista Crescer, Baby Center e Vix

O que causa a mancha mangólica?

Na prática, elas ocorrem na hora do nascimento por causa das células que produzem pigmento na pele (os chamados melanócitos). Uma curiosidade é que alguns estudos apontam que os meninos são mais propensos a apresentar as manchas.

Como identificar a mancha mongólica?

Muitas mamães e papais ficam assustados, porque a variação de cor e o tamanho da mancha fazem parecê-la uma contusão ou algum machucado grave. Porém, se a marca foi observada desde o nascimento, é quase certo o fato de que é somente a mancha mongólica mesmo.

Caso você perceba que a mancha surgiu muito tempo depois do nascimento do bebê, vale a pena consultar um médico dermatologista. E vale lembrar que, para diagnosticar a mancha mongólica, não é preciso fazer nenhum tipo de exame invasivo.

É normal a mancha ou devo me preocupar?

Diante das tantas preocupações que ser mãe — principalmente de primeira viagem — traz, essa não precisa mais ficar na sua lista. Isso porque a mancha mongólica é realmente apenas uma condição estética e inofensiva para a saúde do bebê. Alívio, não é?

O que você pode fazer para ficar mais tranquila é conversar com seu pediatra, além de observar e esperar passar, pois normalmente a mancha desaparece espontaneamente! Agora, se ela não sair nos primeiros meses de vida da criança, aí sim vale a pena voltar a pensar no assunto e consultar um especialista.

Até lá (na maioria dos casos entre dezesseis e dezoito meses), nossa única dica é que você use protetor solar quando o seu filho for ficar exposto ao sol para evitar que a mancha deixe outras marcas ou escureça ainda mais. Para isso, separamos 4 protetores solares indicados a partir do sexto mês de vida do seu bebê. Clique nos links abaixo e adquira o seu!

E então, mamãe, está mais tranquila? Muitas vezes, o nervosismo pode acabar aumentando o problema, não é? Mas agora você já sabe que é só uma questão de tempo para a mancha ir embora e que não há prejuízo algum para a saúde do seu bebê!

Cupom de desconto para Slings de bebês

Para te ajudar com todas as novidades que você está vivendo, também separamos outras 20 dicas para mães de primeira viagem. Vale a pena conferir! Até a próxima.

 

1 comentário em “O que é a mancha mongólica? É normal? Tire suas dúvidas aqui!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima