Newsletter

20 dicas para mães de primeira viagem ficarem tranquilas

Todas nós sabemos que a maternidade é marcada por dúvidas e incertezas, principalmente se é o seu primeiro filho. Para tranquilizá-la e ajudá-la a tomar decisões neste momento cheio de novidades, trouxemos um especial de dicas para mães de primeira viagem, que serão muito úteis para você em algum momento!

Para quando bater uma angústia

1 – Procure trocar informações com outras mães. Você verá que não está sozinha nas suas experiências, sejam elas boas ou ruins!

2 – Apesar dos conselhos, não se deixe influenciar somente pela experiência das outras mães. Cada experiência de maternidade é única!

3 – Os primeiros dias de maternidade são difíceis, até um pouco depressivo em alguns casos, devido à alterações na produção de hormônios. Saiba que isso é normal!

4 – Não se culpe pelos possíveis erros que cometer, permita-se aprender com eles. Esta fase já é difícil o bastante sem que você precise se culpar ou ser exigente demais consigo mesma.

5 – Não negue os seus sentimentos! Se você passou por uma experiência ruim, processe isso e divida com alguém para seguir adiante. As pessoas têm a ideia de que as mães devem ser super-heroínas, mas saiba que negar um sentimento nunca é saudável.

Para quando o bebê ficar doente

6 – Procure por um profissional da área pediátrica, de confiança, e mantenha-o por perto (tenha sempre o contato em mãos) para quando precisar.

7 – Não desenvolva o hábito de pesquisar sobre os sintomas do bebê na internet. Sempre, sem exceções, deixe o diagnóstico para um profissional.

8 – Os recém-nascidos perdem parte do seu peso na primeira semana. Geralmente essa perda chega a, no máximo, 10% do peso inicial. Não se assuste! Apenas após o 14º dia é que irá acontecer a recuperação do peso.

9 – Fique atenta à quantidade de roupas que o bebê está usando! Bebês têm dificuldades de ajustar a temperatura corporal de acordo com o ambiente. Às vezes ele pode estar chorando de calor sem estar transpirando ou chorando de frio sem estar tremendo.

Dica de ouro

Entre as dicas para mães de primeira viagem, essa é uma das melhores: coloque sempre uma camada a mais de roupa no bebê do que você mesma está vestindo. Por exemplo: se você está de manga curta, manga longa no bebê. Se você está com um casaco leve, casaco mais reforçado no bebê, e assim por diante.

10 – Uma dica para os dias frios: o banho do bebê não deve durar mais do que 10 minutos e a água não deve estar em uma temperatura maior do que 37ºC. Para evitar resfriados, deixe o ambiente aquecido antes de dar banho no bebê!

Para quando o bebê chorar muito

11 – É normal os bebês chorarem muito: até três horas por dia! Lembre-se que esta é a forma de eles se comunicarem. Não se assuste!

12 – Procure aprender a entender o choro do seu filho. O choro pode ter uma série de causas: fome, fralda suja, sono ou cólica. Mas, além desses motivos mais frequentes, o choro pode ter diversas outras causas, como excesso de estímulos, algum desconforto físico ou até mesmo tédio (imagine só!). Então, não se desespere sem um motivo concreto.

13 – Não se desespere! Mantenha-se calma para passar tranquilidade para o bebê.

14 – O melhor que você pode fazer neste caso é oferecer muito amor. Seu bebê precisa de apoio e aconchego para se desenvolver.

15 – Não dê bola para quem diz que colo demais é “mimo”. A natureza humana e de vários outros animais foi feita para incluir o colo como parte desse processo. Calor e conexão acalmam o bebê e isso já é comprovado com a exterogestação.

Para quando bater o cansaço e as dores

16 – Sabemos que essa dica é difícil, mas procure reservar um tempo para você mesma. Seja para descansar ou para descontrair! Isso evitará que você tenha picos de estresse ou de sobrecarga.

17 – É bem fácil deixar-se levar pela rotina e esquecer de aproveitar os bons momentos como seu bebê! Não deixe que isso aconteça. Desfrute dos bons momentos, já que esse período passa bem rápido.

18 – No momento de amamentar ou de trocar o bebê, fique atenta a sua postura. Procure ficar relaxada. Isso evitará dores e futuros problemas mais sérios.

19 – Não tenha medo de revisar seus planos! Toda mãe de primeira viagem passa a gestação inteira imaginando como será o dia a dia com o bebê. Mas quando o bebê nasce, a gente se dá conta de que o planejamento passa bem longe da realidade. Não se culpe por isso.

Um exemplo: provavelmente você queria o bebê dormindo no berço desde o primeiro dia, mas talvez ele ainda precise da segurança dos seus braços enquanto descansa…Então, tudo bem deixar o berço para ser usado mais para frente. 🙂

20 – E a última das dicas para mães de primeira viagem: não se preocupe. Saiba que tudo dará certo! Mas, um bom planejamento nunca é demais. Por isso, use a lista do que comprar para o bebê, que disponibilizamos aqui no blog para ajudar você!

E, lembre-se: bateu uma angústia? Uma dúvida? Comente aqui para nós. Amamos deixar conselhos de mãe para mãe!

Deixe sua dúvida que a gente te ajuda

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×