Como acalmar o bebê: 5 dicas simples para você!

Bebê enrolado em manta azul

É normal que um bebê recém nascido tenha diversas crises de choro ou agitação, o que pode deixar os pais nervosos, principalmente os de primeira viagem.

Com o passar dos dias, cada família vai encontrando sua forma de acalmar o bebê, mas, para ajudar nas suas estratégias, trouxemos algumas dicas que costumam deixar os recém-nascidos mais confortáveis e ajudar a se acalmarem. Olha só!

1 – Mantenham-se tranquilos

Nós sabemos que as primeiras crises do bebê não deixam só ele nervoso, mas também os pais. A questão é que, por mais que seja inevitável até se acostumar, esse nervosismo não colabora com o conforto do recém-nascido.

A fonte de segurança que os pequenos têm são seus pais e, se eles sentirem que os pais estão inseguros, é mais um motivo para que fiquem nervosos. Respire fundo, lembre-se que não há nada fora do normal e seja o conforto do seu bebê.

2 – Deixe o bebê enrolado

Muito do desconforto do bebê vem pelo fato de que ele está em adaptação fora do útero, onde se sentia aquecido e acolhido constantemente. Para relembrá-lo daquela sensação e deixá-lo mais confortável, enrolar o bebê é uma ótima dica.

Na prática, a melhor opção é utilizar um sling, pois, além de enrolar o bebê, ele o deixa bem próximo do corpo da mãe, criando um ambiente de aconchego que acalma o recém-nascido. Além disso, você fica com as mãos livres para realizar outras atividades do dia a dia.

Se você ainda não sabe o que é um sling, recomendamos a leitura sobre o que é um sling e suas vantagens. Em resumo, este é um carregador de bebês, feito de tecido, que respeita a anatomia imatura do recém-nascido.

Por isso, é uma opção de colo que permite o desenvolvimento saudável do bebê, diferente dos cangurus que podem causar danos às perninhas e à coluna.

Bebê em sling junto com a mãe
Vix

3 – Balance o bebê

Assim como explicamos anteriormente, o balanço é um movimento natural que a mamãe fazia e o bebê sentia quando estava na barriga. Por isso, é outra alternativa para fazer o recém-nascido se sentir melhor.

A dica é fazer balanços suaves e com um ritmo regular, sempre segurando a cabeça do bebê, mas deixando ele um pouco livre para se mexer.

4 – Chupeta ou mamar

Outra questão fisiológica que acalma o bebê é estimular a sucção, porque eles têm uma necessidade de sugar algo. É por isso que muitos recém-nascidos se acalmam com chupetas ou ao mamar.

Apesar de ser uma dica útil, prefira utilizá-la depois de tentar as anteriores, pois assim você educa o bebê para diferenciar a necessidade de aconchego e a fome.

Além disso, muitos profissionais não aconselham a chupeta pelos prejuízos na formação oral da criança e na amamentação — mas essa é uma escolha sua e do seu companheiro.

5 – Faça barulhos repetitivos

Muitas pessoas não sabem mas, no útero, os bebês também escutam barulhos repetitivos — chamados de som uterino — e acabam se acostumando com isso. Barulhos de secador de cabelo e ruídos de rádio são um bom exemplo, mas vale a pena procurar outras opções no YouTube.

Quando os bebês já são um pouco maiores, barulhos engraçados também podem ajudá-los a descontrair e se acalmar.

Viu só como existem alternativas para acalmar o bebê e para que você passe por essa fase de forma mais tranquila? Lembre-se que todos os desconfortos são passageiros e respire fundo. Boa sorte!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima