Newsletter

Como usar o sling? Passo a passo bem prático!

Algumas vezes nós escutamos pessoas se perguntando se vale a pena comprar um Sling ou não, pois parece muito difícil de amarrar e pode não ser muito prático no dia a dia. Porém, por experiência própria, podemos afirmar com convicção: é bem fácil e em minutos você consegue deixar seu filho bem confortável e grudadinho com a mãe! <3

Para te mostrar como usar o Sling na prática, trouxemos um passo a passo bem completinho. E se preferir, colocamos o vídeo do nosso canal, também!

Como usar o sling

Muitas mamães, que estão comprando pela primeira vez um sling, ficam curiosas para saber os diversos tipos de amarração que existem. Mas, não tem mistério! Alguns tipos de Sling são mais intuitivos de amarrar, como o Argola. Outros precisam de mais passo, que é o caso do Wrap.

Nós vamos mostrar ambas as amarrações. Como o Wrap Sling é um dos modelos mais utilizados de carregadores aqui no Brasil, além de contar com mais etapas para amarrar, colocamos um vídeo junto com o passo a passo mais detalhado.

Amarração cruz envolvente para Wrap Sling ou Dry Fit

Amarração cruz envolvente
Amarração cruz envolvente | Fonte: Panno Sling

A amarração cruz envolvente é a mais utilizada para Wrap Sling ou Dry Fit, já que pode ser usada desde o nascimento do bebê. Além da ilustração acima, confira o passo a passo com mais detalhes. Olha só!

Passo 1

Coloque o tecido do Sling na sua frente, aberto e esticado, acima do peito, segurando pelas pontas. Leve as pontas até a parte de trás do corpo, cruzando as duas extremidades, fazendo com que o tecido faça um “X” nas costas. O pano precisa ficar bem esticado nas costas, para ficar mais fácil ajustar depois, quando o bebê já estiver no sling.

Passo 2

Puxe as pontas para os ombros e passe-as para a parte da frente novamente. É importante distribuir bem o tecido nos ombros para que fique mais confortável o uso com o peso do bebê.

Passo 3

O tecido que ficou acumulado em sua cintura, na barriga, é onde o bebê ficará encaixadinho. O próximo passo é entender a melhor posição para segurá-lo confortavelmente para colocar o corpinho dele no tecido. A seguir!

Passo 4

Colocar o neném dentro do sling pode ser a parte mais difícil, a princípio. Mas não tem mistério! Para que fique confortável tanto para você quanto para o bebê, comece apoiando o corpinho dele contra o seu, em seu ombro. Assim, passe primeiro as perninhas para dentro do tecido.

Nas primeiras tentativas, ajuda bastante se o bebê estiver calmo. Por exemplo, você pode dar um banho no bebê, amamentar, e colocar alguma música que você sabe que acalma ele durante todo o processo.

Para saber a altura certa que ele deve ficar no sling, a cabeça do bebê precisa ficar com uma folga entre ela e o seu queixo. A altura certa é aquela em que você consegue dar um beijo na cabeça do bebê sem fazer muito esforço.

Passo 5

Com o bebê no pano, puxe as faixas de tecido que estão sobre os seus ombros, uma de cada vez, de forma que o bebê fique bem apertadinho ao seu corpo. Em seguida, cruze as tiras do sling abaixo do bumbum do bebê, para dar apoio a ele. É importante deixar os pés do bebê sempre para o lado de fora, independente da idade.

Dê preferência para utilização de calças e macacões sem pé e use meias para proteger do frio. Isso porque a roupinha dele pode ser repuxada dentro do sling e as peças únicas podem causar incômodo no pé do bebê, como usar um sapato apertado.

Passo 6

Por último, enrole o que sobrou das tiras do sling em torno da sua cintura, firmando bem a amarração. Se você ainda ficou com dúvidas para amarrar seu wrap sling, confira o vídeo abaixo que fizemos com o passo a passo bem explicadinho! 🙂

Amarração do Sling de Argola

Amarração sling de argola
Amarração sling de argola | Fonte: Panno Sling

Como aparenta, o Sling de Argola é mais intuitivo de amarrar, só olhando é possível perceber que as extremidades se entrelaçam no anel de metal. Além disso, ele é bem prático e rápido de amarrar.

Para complementar a ilustração acima, também colocamos outras dicas para você amarrar o sling de argola com tranquilidade. Confira o passo a passo abaixo:

Passo 1

Abra o sling em suas costas, na horizontal. Depois, coloque as argolas apoiadas na frente de um dos seus ombros. A outra extremidade, você puxa para frente do corpo, sempre mantendo o tecido bem aberto e esticado.

Passo 2

Junte o tecido da extremidade sem argola e passe por dentro das duas argolas juntas. Depois, passe o tecido por apenas uma das argolas, como se fosse um cinto. Ao fazer isso, o tecido ficará embolado na amarração, logo, antes de colocar o bebê, você precisa distribuí-lo uniformemente entre as argolas. Essa distribuição irá ajudar bastante na hora de fazer os ajustes e garantir a segurança do carregador.

Passo 3

Gire um pouquinho o seu sling para trás de forma que as argolas fiquem bem em cima do seu ombro. No momento em que você for ajustar a amarração, elas irão vir levemente para frente e ficarão na altura perfeita. Agora já podemos colocar o bebê no pano!

Passo 4

Segure o bebê apoiado em um dos ombros, com o braço por baixo do bumbum. Com a outra mão, pegue o tecido sobrando (onde ele irá sentado) e passe por trás das perninhas dele.

Coloque o bebê sentadinho no tecido do sling, puxando o pano para envolver o corpo da criança por inteiro. O tecido deve ir desde a dobrinha dos joelhos do bebê, até o meio da cabeça no caso de recém-nascidos ou até a nuca no caso de bebês maiores.

Passo 5

Estique bem o tecido que está nas suas costas e vá puxando o tecido que está pendurado nas argolas, preguinha por preguinha, de forma que ele também fique esticadinho nas costas do bebê.

Posições para colocar o bebê no sling

Posições do Sling em diferentes idades
Fonte: Instagram

Os bebês sempre ficam sentados no Sling, com as pernas em formato de M, que é a posição que torna o sling um carregador de bebê mais saudável para a criança e faz com que o canguru seja prejudicial a formação estrutural do corpo recém em desenvolvimento.

Para o recém-nascido, não há diferenças entre o Wrap Sling e o Sling de Argolas. A diferença é a forma de usar e amarrar a peça.
Portanto, a escolha do modelo ideal para você depende das suas próprias preferências.

Agora, é só amarrar e amar!

Amarrou? Gostou? Agora que você já sabe como usar o sling, seu filho pode ficar mais tempo grudado com você. E cá entre nós, não tem sensação melhor do que ter eles bem pertinho, não é? E se você caiu aqui mais ainda não tem um Sling, está na hora, hein!

A nossa loja tem modelos de Sling para todos os gostos, com uma estampa mais fofa com a outra (e tem várias!). Passa lá e escolha o seu primeiro Sling, você e seu filhote irão amar, com certeza! <3

Você também pode se interessar

Deixe sua dúvida que a gente te ajuda

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×