Banho de bebê no chuveiro: pode para recém-nascido?

Banho com bebê

Os primeiros banhos do bebê são momentos que deixam muitos papais e mamães cheios de medo e insegurança. Uma das principais dúvidas é se pode dar banho de bebê no chuveiro já nos primeiros dias.

A resposta é: sem dúvida, pode sim! Na verdade, é uma prática saudável e afetiva que ajuda a estreitar os laços entre os pais e o recém-nascido.

Além de tudo, é mais prático dar banho no bebê no chuveiro mesmo, aproveitando que você já está molhado também, né? Dispensa a função de encher a banheira e ter que limpar tudo depois!

Quando posso dar banho no bebê no chuveiro?

Esqueça qualquer regra de idade que você já tenha ouvido falar. Você pode tomar banho com o bebê no chuveiro no primeiro dia que estiver em casa, logo após o parto.

A única contraindicação é caso você esteja gripado ou com qualquer doença infecciosa. Aí é melhor deixar a função para outra pessoa ou usar a banheira mesmo.

Quais os benefícios de tomar banho com bebê no chuveiro?

O banho no chuveiro junto com o bebê é um momento gostoso e relaxante que traz benefícios tanto para você quanto para o seu filho:

  • ajuda no fortalecimento imunológico do recém-nascido;
  • faz bem para o emocional do bebê o contato com a pele dos pais;
  • cria uma conexão mais forte entre mãe/pai e filho;
  • aumenta o vínculo afetivo;
  • o som do chuveiro lembra os ruídos do útero, por isso ajudam a acalmar o bebê.

Quais cuidados devem ser tomados no banho de bebê no chuveiro?

Para garantir que seja um momento de afeto sem nenhuma complicação, é bom ter alguns cuidados ao tomar banho com bebê no chuveiro!

  • Faça a sua higiene primeiro antes de dar banho no bebê. Assim você evita passar algum germe e pode se concentrar só na limpeza do pequeno.
  • Observe com qual temperatura de água seu filho se sente mais confortável. Geralmente água morna é a mais agradável!
  • Deixe o banheiro quentinho para o recém-nascido não sofrer com a mudança de temperatura antes e depois do banho.
  • Não coloque o bebê diretamente no fluxo do chuveiro nos primeiros dias. Espalhe a água com as mãos ou copo/caneca até ele se acostumar com a sensação.
  • Nos primeiros dias, evite usar sabonete, shampoo ou qualquer produto de higiene. Lembrando que a pele do bebê é sensível, então jamais use buchas e esponjas.
  • Utilize cadeira ou banquinho para auxiliar no apoio do bebê durante o banho se segurá-lo em pé for pesado ou desconfortável.

Confira aqui no blog outros 4 cuidados com recém-nascidos que são essenciais!

Posso amamentar durante o banho do bebê no chuveiro?

Sim! Não tem problema amamentar o bebê enquanto vocês estão no chuveiro. Se ele estiver demandando leite naquele momento, está liberado.

Outra dúvida que preocupa papais e mamães é se tem problema entrar água nos ouvidos da criança. Se for uma pequena quantidade, não precisa se preocupar, afinal, o mesmo poderia acontecer na banheira.

Também não é necessário colocar algodão nos ouvidos. É só tomar alguns cuidados para não molhar demais a cabeça do pequeno nem deixá-lo desconfortável.

Então, gostou das dicas? Agora é só inserir o banho de bebê no chuveiro na sua rotina e curtir esse momento de carinho e afeto com o seu filho sem medo. Até mais! 🙂

Veja agora qual o melhor sling para bebê recém-nascido!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima