Newsletter

Qual a melhor posição para amamentar?

A maternidade é, sem dúvidas, uma experiência cheia de surpresas e incertezas, e não é diferente ao se tratar da amamentação. Tanto para mães de primeira viagem quanto para as que já estão no segundo ou mais filhos, amamentar não é uma tarefa fácil.

Por isso, é recomendado que as mamães experimentem diversas posições até encontrarem uma que fique mais confortável tanto para ela quanto para o bebê. A melhor posição é aquela que facilita uma pega correta, de forma que a mãe não sinta dor e que o bebê consiga extrair o leite com facilidade.

Essa posição varia de mulher para mulher pois depende de inúmeros fatores, tais como o tamanho e formato do seio, tamanho da boca do bebê, coordenação motora e mão dominante da mãe.

Então, para ajudar você a achar a melhor forma para ter esse contato com o seu pequeno, veja algumas sugestões de posições para amamentar na lista que trouxemos, abaixo. <3

5 melhores posições para amamentar

Além da tradicional e conhecida posição, em que a mãe está sentada e o bebê deitado na horizontal, existem outras maneiras de amamentar que podem ser mais confortáveis para você e seu bebê, são elas:

1 – Amamentar deitada de lado na cama

Essa posição é perfeita para amamentação noturna, além de ser essencial para sobreviver aos picos de crescimento e saltos de desenvolvimento do bebê. A mãe deve se deitar de lado e o bebê deve mamar no seio que está mais próximo do colchão.

Se o mamilo e a boca do bebê estiverem na mesma altura, não é necessário colocar nenhum apoio na cabeça do bebê. Nessa posição, é importante manter o bebê deitado de ladinho, bem de frente para a mãe para garantir uma pega correta, evitando dores e machucados nos seios.

Amamentação deitada de lado
Fonte: Pixabay

2 – Mãe sentada com o bebê deitado no colo

Uma das posições mais confortáveis para a mãe é ficar sentada, em uma poltrona ou uma cadeira, com o bebê deitado em seu colo. É importante que a barriguinha do bebê fique virada junto a barriga da mãe.

Nesta posição, quando for oferecer o seio direito por exemplo, a mãe pode segurar o bebê com o braço direito e ajudá-lo a pegar o seio fazendo uma pinça com a mão esquerda em formato de C.

Amamentação no colo
Fonte: Pixabay

3 – Sentada com o bebê na “posição cavalinho”

Nessa posição, o bebê fica sentado em uma das coxas, de frente para a mama, com a mãe
segurando-o pelas costas na altura da nuca e apoiando a cabeça gentilmente. É indicado para bebês preguiçosos, bebês com refluxo e mães com mamas fartas.

Pode ser utilizada desde o nascimento, mas fica bem mais fácil a partir dos 3 meses, quando os bebês já conseguem segurar a própria cabecinha.

Amamentação cavalinho
Fonte: Fissurinhas

4 – Amamentação invertida

Essa posição é indicada para mamães com mais volume nos seios e para bebês agitados, pois garante um controle maior da cabeça e dos braços do bebê.

Também conhecida como “posição bola de futebol americano” (em alusão à forma como os jogadores carregam o objeto), para amamentar na posição invertida você vai precisar de uma almofada para apoiar o bebê.

Muitas vezes, é necessário também um travesseiro nas costas da mãe para deixá-la um pouco mais afastada do encosto da poltrona. Isso evita que o bebê alcance o encosto com os pés e se empurre para longe do seio da mãe.

Amamentação invertidade
Fonte: Pixabay

5 – Amamentação com uso do sling

O sling é um facilitador de colo que você poderá usar desde os primeiros dias do bebê até
ele atingir 15kg, cerca de 3 anos de idade. As amarrações do sling podem ser adaptadas, permitindo que o bebê fique na altura das mamas, sentado ou deitado, e assim, a mãe consegue amamentar seu pequeno com mais conforto e facilidade.

Também é uma forma de ficar com as mãos livres, podendo realizar outras atividades e
mantendo o neném sempre perto do corpo.

Amamentação com sling
Groei

Encontre a melhor posição para você e para o seu bebê

Em pé, sentado, deitado, o importante é garantir o seu conforto e o do seu bebê. Além disso, é essencial que a pega esteja bem certinha, garantindo mamadas bem efetivas e sem dores para a mãe.

O melhor jeito de descobrir qual posição para amamentar é melhor para você e seu bebê é experimentando. Tente as opções sugeridas aqui e compartilhe conosco o que você achou!

Deixe sua dúvida que a gente te ajuda

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×