Quando o assunto é o primeiro filho, são muitas as dúvidas que acometem os papais e as mamães. Uma delas é como lavar a roupa de bebê.
Quem está de fora muitas vezes não imagina, mas existem vários detalhes que diferenciam a lavagem de roupas de bebê das roupas comuns. É preciso ficar atento ao tipo de tecido e aos produtos utilizados, por exemplo, porque a pele do bebê é mais sensível do que a nossa.
Mas, é claro que não há motivo para estresse. Preparamos um guia que ensina tudo sobre como lavar roupa de bebê para facilitar essa tarefa no seu dia a dia. Vamos conferir?
É preciso lavar a roupa do bebê depois de comprar?
A primeira dúvida que muitos pais e mães têm é quando lavar a roupa do bebê depois da compra. Dá para começar a usar direto ou é preciso lavar antes?
Na verdade, é muito importante lavar as roupas antes do uso, mas o momento em que você vai fazer isso depende muito da rotina do casal — e também de quando começaram a adquirir o enxoval do bebê. Normalmente, as pessoas iniciam o enxoval logo após a descoberta da gravidez, então dá para lavar as roupas aos poucos para evitar acúmulo.
Por volta do sétimo mês de gestação, o ideal é que quase todas as peças de menor tamanho já estejam lavadas, para garantir roupas limpinhas caso o bebê nasça um pouco antes.
Quais produtos usar para lavar roupa de bebê?
Escolha sempre produtos hipoalergênicos para lavar roupa de bebê — sabão neutro, sabão de coco, amaciante com perfume leve etc. Muitas marcas oferecem inclusive linhas especiais para lavar a roupa de bebê, o que é uma ótima pedida.
Como falamos antes, a pele do bebê é extremamente sensível. Resquícios de sabão ou amaciante comum, cloro, alvejante ou qualquer outro produto podem causar reações alérgicas bem chatas e doloridas.
Por isso, fique atento e jamais misture as roupas de bebê na lavagem de roupas comuns!
Lavar a mão ou na máquina?
A escolha é sua! Saiba que você pode, sim, lavar a roupa de bebê na máquina, mas é preciso tomar alguns cuidados.
A recomendação é que, antes de começar a lavagem, você acione a máquina para realizar um ciclo completo e eliminar quaisquer resquícios de produtos. Lembre também de acionar o modo de lavagem delicado para higienizar as peças com cuidado.
Caso você escolha lavar a mão, tente esfregar delicadamente e não torça as peças para evitar danificá-las. Em vez disso, coloque-as dentro de uma toalha de banho e torça a toalha para enxaguar após a lavagem. Você pode também lavar as roupas à mão e usar a máquina somente para centrifugar as peças.
Como fazer a secagem da roupa de bebê?
Você pode secar as roupas de bebê da mesma forma que seca as demais peças: com a secadora, estendida em área coberta ou no varal mesmo.
Cuide apenas para não deixá-las muito expostas ao sol e cheque sempre as etiquetas: alguns tecidos não aguentam a secagem na máquina e devem secar naturalmente!
O que suja mais?
Agora que você já sabe como lavar a roupa de bebê, deve estar se perguntando quais peças mais sujam e precisam de mais atenção na rotina de lavagem.
Como acontece com nossas roupas também, as peças que precisam ser lavadas mais frequentemente são aquelas que ficam em contato direto com a pele. No caso dos bebês, body, macacões, blusinhas, babador e meias são as peças campeãs de lavagem!
tente adquirir várias dessas peças para dar tempo de lavá-las. Afinal, não dá para deixar faltar itens no armário, certo? 😉
Como escolher bodies de bebê? Veja dicas!
Viu como lavar roupa de bebê não é complicado? Fique atento às dicas e preserve as roupinhas e a saúde do pequeno!