Como realizar lavagem nasal em bebês da maneira correta

conheça a lavagem nasal em bebês correta

Para uma respiração tranquila, a lavagem nasal em bebês é um procedimento recomendado: é seguro, eficaz e previne doenças

Se você tem um bebê, sabe o quanto é importante mantê-lo saudável e feliz, e uma maneira de fazer isso é garantir que seus narizinhos estejam limpos e desobstruídos. Uma lavagem nasal em bebês pode ser essencial.

As lavagens nasais ajudam a eliminar o muco, a poeira e outros irritantes do nariz do bebê. Eles também podem ajudar a prevenir resfriados e outras doenças.

A higiene nasal é importante para os recém-nascidos, pois eles estão constantemente colocando os dedos e outros objetos na boca. Para evitar a propagação de germes, é importante manter seus narizes limpos.

Principalmente porque nos primeiros meses de vida os bebês respiram apenas pelo nariz. E como suas cavidades nasais são muito pequenas, é fácil que fiquem obstruídas ou irritadas. Tanto que é comum os recém-nascidos espirrarem com frequência.

Quer saber mais sobre a lavagem nasal em bebês? Então acompanhe esse post que preparamos para você com tudo o que você precisa para saber como realizar esse procedimento da maneira correta. Boa leitura!

O que é a lavagem nasal?

Há muitos benefícios da lavagem nasal, também chamada de irrigação nasal. Esse procedimento ajuda a limpar os seios nasais e pode ajudar a aliviar o congestionamento causado por alergias, resfriados e infecções sinusais. 

Também pode ajudar a prevenir essas condições, eliminando irritantes e alérgenos antes que eles entrem no corpo. A lavagem nasal também é uma ótima maneira de remover o excesso de muco do nariz e dos seios nasais.

As lavagens nasais são uma maneira simples e eficaz de limpar as passagens nasais e remover muco, bactérias e outros irritantes. Também ajudam a aliviar os sintomas de alergias, resfriados, gripes e sinusites.

As recomendações dos médicos para as lavagens nasais são para antes da mamada e antes de dormir, assim garante a boa alimentação e sono tranquilo do bebê, que poderá respirar livremente.

A higiene nasal é muito importante para os bebês, especialmente os recém-nascidos. Seu sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido, então eles são mais suscetíveis à infecção. Manter o nariz limpo ajuda a prevenir infecções e mantém as vias aéreas limpas.

Por isso, é importante seguir todos os cuidados com recém-nascido ao chegar em casa. 

Quando a lavagem nasal em bebês é necessária?

Quando se trata de manter seu filho respirando tranquilo, você pode estar se perguntando quando precisa lavar o nariz dele. É importante manter o nariz do bebê limpo, mas você não precisa lavá-lo diariamente. 

Você só deve lavar o nariz do recém-nascido se ele estiver sujo, obstruído ou se o médico recomendar. Se seu recém-nascido estiver com o nariz entupido, você pode fazer a lavagem nasal para ajudar a limpá-lo. 

Se seu filho estiver resfriado, você precisará aspirar o nariz com mais frequência para ajudá-lo a respirar. Em geral, pediatras recomendam fazer a lavagem nasal em bebês pelo menos uma vez por dia.

De qualquer forma, ainda que não realize a lavagem, você deve limpar delicadamente o nariz do bebê após mamar, bem como antes e após dormir. Isso o ajudará a se alimentar e repousar melhor.

Manter o nariz do bebê limpo e desobstruído é importante para sua saúde e bem-estar geral. Seguindo essas dicas, você pode ajudar a garantir que seu filho permaneça saudável e confortável.

O que você vai precisar

Eles podem ser feitos usando uma lota nasal, o qual é um pequeno dispositivo semelhante a um bule de chá, ou utilizando uma simples seringa sem agulha.

Existe uma quantidade ideal de lota para o bebê de acordo com sua idade. Dessa forma, a lota é uma opção somente a partir dos 2 anos de idade. Até lá, o uso da seringa pode ser recomendado na aplicação do soro. 

Para a lavagem nasal em bebês basta seguir 4 passos:

  1. Soro aquecido;
  2. Bebê apoiado;
  3. Cabeça inclinada;
  4. Irrigação lenta e contínua.

Importante verificar a temperatura do soro aquecido para a lavagem nasal, assim evitando possíveis queimaduras. Em caso de dúvidas, utilize o soro em temperatura ambiente. 

Se você optar por usar uma lota nasal, encha-a com uma solução salina isotônica (soro fisiológico ou cloreto de sódio a 0,9%) aquecido. 

Apoie o bebê de modo seguro e confortável. Uma dica é usar um Sling de Malha com o bebê virado para frente, o que dará o apoio necessário e ajudará a mantê-lo levemente imobilizado. 

Lembrando que essa posição não é recomendada para passeios que irão durar um grande período de tempo, pois pode sobrecarregar a estrutura pélvica do bebê.

Então, incline a cabeça do bebê para o lado e despeje de modo lento e contínuo a água em uma narina para que ela saia pela outra. Repita do outro lado. O soro pode sair pela boca e pelo mesmo lado da narina, isso não significa que foi realizado errado. 

Uma seringa também pode ser usada para irrigação nasal. O processo é basicamente o mesmo: insira a ponta da seringa em uma narina enquanto mantém a cabeça inclinada para frente e para o lado.

Em seguida, aperte a seringa para esguichar suavemente água suficiente para que ela saia pela outra narina. Repita todo o processo do outro lado.

A lavagem nasal em bebês pode ser realizada desde o primeiro mês de vida. Quanto antes iniciado o procedimento, mais fácil as crianças se acostumam com essa rotina que pode ajudar a aliviar muitos sintomas respiratórios incômodos.

Cuidados que devem ser tomados 

mamãe realizando lavagem nasal no seu bebê

É comum que os recém-nascidos tenham o nariz entupido. Isso se deve ao fato de suas passagens nasais serem mais estreitas que as dos adultos, portanto, mais suscetíveis à congestão. 

Apesar disso, é importante não limpar o nariz do recém-nascido com muita força, pois isso pode danificar sua pele delicada.

A higiene nasal é uma parte importante para manter seu recém-nascido saudável.

Aqui estão algumas dicas para manter o nariz do bebê limpo:

  1. Use um cotonete para limpar suavemente a parte interna do nariz do recém-nascido;
  2. Tenha cuidado para não penetrar muito fundo no nariz, pois isso pode causar irritação;
  3. Use um spray nasal com solução salina para ajudar a aliviar qualquer congestão;
  4. Aspire o nariz do recém-nascido com dispositivo próprio para remover qualquer muco;
  5. Repita essas etapas conforme necessário, especialmente depois que o recém-nascido estiver se alimentando.

Fique atento também a alguns sinais de que você não está limpando o nariz do bebê corretamente.

  • O nariz do seu bebê está constantemente entupido;
  • Você vê muco seco na parte externa das narinas;
  • Seu filho tem dificuldade em se alimentar devido ao congestionamento;
  • Você ouve seu bebê roncando à noite;
  • Seu bebê está resfriado há mais de duas semanas;
  • Resfriados recorrentes e infecções de ouvido

As lavagens nasais são seguras para a maioria das crianças, mas você deve conversar com seu médico antes de realizar esse procedimento em seu bebê.

Durante esse procedimento recomendamos o Sling. Para o conforto da mamãe e do bebê nós temos uma linha completa de Slings para bebê que vão atender às suas necessidades. Confira nossos modelos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima