Newsletter

Principais cuidados com o bebê recém-nascido ao chegar em casa

Todos os bebês precisam de atenção, principalmente aqueles que acabaram de chegar ao mundo. Muitos pais de primeira viagem tem medo de como essa experiência pode ser, mas o melhor é se informar sobre os principais cuidados com os recém-nascidos.

Para ajudar nesses primeiros momentos com a criança, separamos as melhores dicas de como você pode lidar com tudo o que um recém-nascido precisa. Acompanhe!

Antes do bebê chegar

O preparo para a chegada do bebê deve começar antes mesmo da criança vir ao mundo. Ter tudo organizado antecipadamente deixa todo o processo muito mais simples, afinal, sua casa já estará esperando o novo integrante da família.

Então, veja o que precisa estar pronto:

  • Tenha um estoque de comida: para evitar idas ao mercado, semanas antes, cozinhe a mais e congele os alimentos, para que as refeições estejam mais simples de serem consumidas;
  • Escolha um lugar para amamentar: ter um espaço reservado para a amamentação ajuda a ambientar a criança em lugares tranquilos. De preferência, escolha o próprio quarto do bebê para essa atividade e não esqueça de deixar o cantinho funcional para você também! Tenha uma luz ao seu alcance, mesa para apoio, tomada e outras coisas que podem ser de seu uso durante as mamadas;
  • Inclua o papai nas atividades com o bebê: muitos pais podem se sentir excluídos quando a criança chega em casa. Então, separe as tarefas para que ele participe ativamente nesses primeiros dias de vida, banho do bebê a troca de fraldas são ótimas oportunidades de interação;
  • Pense na recuperação: apesar de muito lindo, o parto é uma experiência muito exaustiva. Por isso, as novas mamães devem tomar bastante líquido, encontrar um tempo para descansar e se alimentar corretamente.

Essas são pequenas práticas que com certeza farão diferença antes e depois da chegada do recém-nascido. Agora, veja a seguir alguns cuidados que você precisa ter com a criança nos primeiros dias de vida:

Cuidados com o recém-nascido em casa

Após alguns dias na maternidade, com tudo ocorrendo normalmente, toda a família pode ir para casa. Provavelmente, a equipe médica já deve ter passado algumas informações relativas aos cuidados do recém-nascido, mas se você quer saber mais, acompanhe nossas dicas:

Deixe o ambiente o mais normal possível

O útero materno é um lugar calmo e silencioso. Ao ter contato com o mundo externo,  o silêncio demasiado pode deixar o nenê angustiado. Sendo assim, esses primeiros meses de adaptação devem ser o mais normal possível, com sons e barulhos e até ruídos brancos para ajudar a manter o bebê calmo.

Essa calmaria também é importante na hora da amamentação e durante as sonecas da criança. Aos poucos, os barulhos já não serão mais estranhos para o bebê e ele já passará a se acostumar com a rotina.

Restrinja as visitas

Muitos médicos não recomendam visitas ao bebê durante seu primeiro mês de vida. Com a pandemia, esse aviso virou quase que uma regra. Por isso, evite as visitas como forma de cuidado com o recém-nascido e, caso seja necessário, elas não podem durar mais do que 15 minutos.

Lembre-se de que todos que irão tocar no bebê devem lavar as mãos antes, sejam os pais ou os visitantes.

Não sacuda o recém-nascido

Naturalmente, os bebês choram bastante. Quando são pequenos, os choros se iniciam a qualquer hora do dia por motivos diversos. Muitos pais então chacoalham a criança tentando acalmá-la, mas esse movimento precisa ser feito com atenção.

Dependendo da intensidade desse balanço, o recém-nascido pode acabar desenvolvendo a síndrome do bebê sacudido. Ela pode ocasionar lesões cerebrais graves e causar complicações sérias. 

Portanto, um leve balanço combinado com o ruído branco já é suficiente para fazer o recém nascido se acalmar, zelando pela saúde da criança.

Mantenha a higiene do bebê

Manter o bebê trocado, dar banhos, limpar ouvidos e nariz são cuidados essenciais com o recém-nascido. Uma das partes que pode causar mais dúvidas é relacionada ao umbigo ou coto umbilical.

Ele precisa ser limpo com álcool 70, nas regiões rentes a pele e com ajuda de um cotonete. Caso essa região tenha mal cheiro, secreção ou vermelhidão, procure um médico.

O sling pode ser utilizado em recém-nascidos?

O sling é uma das maneiras de estar sempre junto com o recém-nascido e ajudar no dia a dia. Esse contato entre a pele da criança com o corpo dos pais é essencial para fortalecer os laços de amor entre a família.

Esse modelo de carregador de pano é uma das formas mais seguras de carregar a criança ainda recém-nascida e conseguir realizar diversas outras atividades.

Aqui na Panno Sling você encontra modelos de Sling De Argola, Sling Dry Fit e Wrap Sling

Então, agora, é só escolher o seu modelo de sling preferido e certamente os cuidados com o recém-nascido serão muito mais práticos!

Deixe sua dúvida que a gente te ajuda

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×