Newsletter

Pular a soneca da tarde ajuda ou atrapalha o sono do bebê à noite?

Após o nascimento, é comum que os bebês sejam mais sonolentos, afinal, dormir é um processo essencial para o melhor desenvolvimento da criança. Nos primeiros meses de vida, os bebês costumam dormir até 16 horas por dia, mas a soneca da tarde ajuda ou atrapalha o sono noturno da criança?

A verdade é que a soneca da tarde pode ajudar e pode atrapalhar, dependendo da idade da criança e da duração do cochilo. Os recém nascidos, por exemplo, não possuem horários regulares para dormir, acordando apenas para as ações essenciais como se alimentar. As sonecas são naturais e ótimos momentos para que o corpo do nenê restabeleça suas necessidades.

Com o passar do tempo, a criança tende a diminuir a quantidade de sonecas no dia, para que o seu relógio biológico comece a se acostumar a dormir de 9 a 12 horas seguidas. Caso o pequeno comece a apresentar muito cansaço e sonolência, converse com um especialista, pois isso pode ser indício de algum problema de saúde.

Importância da soneca para o desenvolvimento do bebê

A soneca da tarde ajuda os pequenos no desenvolvimento físico e psicológico, justamente por ser nesse período em que a criança produz uma alta quantidade de melatonina, o hormônio responsável pela indução do sono.

Quando eles não conseguem descansar nesse período, acontece um efeito chamado pressão de sono. A pressão nada mais é do que o acúmulo de sono e pode resultar em atitudes como choro, estresse, birra e outros comportamentos.

Essa reação é chamada de efeito vulcânico que, quando recorrente, pode piorar a qualidade do sono do bebê e afetar o seu descanso nas sonecas da tarde ou da manhã e principalmente no sono noturno.

É importante destacar que mesmo prolongando o descanso noturno, ele não substitui a importância das sonecas da tarde. Ou seja, é preciso estar de olho nesses momentos e garantir que o bebê tenha um sono tranquilo durante os períodos da soneca.

Crie uma rotina de sono

A melhor maneira para que o bebê aproveite o momento da soneca plenamente sem que ela afete o sono noturno é criando uma rotina de sono. Para os maiores, é mais fácil estabelecer atividades mais calmas como banhos relaxantes, contar histórias e até brincar com atividades mais tranquilas.

Porém, com os recém nascidos, uma das melhores formas de garantir o ambiente ideal para o sono noturno é colocando a criança para dormir no mesmo local. Pode ser no colo ou carrinho e, depois que ela estiver dormindo, passá-la para o berço. Esse tipo de rotina leva tempo para se estabilizar, mas aos poucos a criança vai se acostumando e aproveitando esse momento de descanso.

Horário para cochilos

O melhor horário para a soneca é o período entre meio dia e 16 horas. Quando mais novinhos é completamente normal que os bebês tirem dois momentos do dia para a soneca, porém, a partir do primeiro ano de vida, focar na soneca da tarde é a melhor forma de garantir a qualidade do sono nesses momentos.

Mais importante do que a quantidade de sonecas é o tempo total do sono da criança. Esse número te ajudará a saber como anda a saúde do bebê e se seu corpo está aproveitando tais momentos.

Agora que você já sabe a importância sobre a soneca da tarde e em outros períodos do dia, estabeleça uma rotina de sono para o seu bebê para que ele possa usufruir dos benefícios dessa alternativa!

Deixe sua dúvida que a gente te ajuda

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×