Newsletter

Conheça os principais tipos de atividade física para gestantes

O período de gestação é cercado de dúvidas e inseguranças sobre o que as futuras mamães podem ou não fazer. Questionamentos relacionados ao próprio corpo assim como à alimentação e à prática de exercícios são muito comuns. E uma das dúvidas mais frequentes é sobre atividade física para gestantes.

Se você acredita que durante a gestação o repouso total é o melhor a ser feito, você precisa ler esse artigo! Você vai descobrir qual a importância da atividade física para gestantes e os melhores exercícios para fazer durante a gravidez. Boa leitura!

Qual a importância da atividade física para gestantes?

A prática de exercícios físicos durante a gravidez é muito importante para as gestantes. Além disso, ainda garante muitos benefícios para a saúde do bebê.

Isso mesmo, os bebês também ganham muito quando as mães praticam exercícios! Um estudo neozelandês revelou que com a prática de exercícios aeróbicos durante a gravidez ocorrem alguns estímulos na nutrição dos bebês, fazendo com que eles tenham uma redução de peso, diminuindo as chances de que eles sofram com obesidade.

Para as gestantes, a prática de atividades físicas melhora a disposição, o fluxo sanguíneo cerebral, previne doenças, diminui dores no corpo e riscos de

pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, complicações no parto e depressão pós-parto,

e muito mais!

Melhores atividades físicas para gestantes

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as diretrizes com as recomendações para a prática de atividade física durante a gestação. As novas orientações trazem mais clareza quanto às melhores práticas que as grávidas podem adotar para cuidar do corpo e da saúde.

Para as mamães que antes da gestação não tinham o hábito de se exercitar ou praticavam atividades leves, é aconselhado realizar cerca de 150 minutos de atividades aeróbicas por semana. Já para quem costumava praticar exercícios de alta intensidade, não há problema algum em continuar com as atividades, desde que tenha autorização do seu médico.

Abaixo listamos as melhores atividades físicas para gestantes. Confira:

Yoga

Por combinar respiração e alongamento, a yoga é muito indicada para as gestantes. Além de ajudarem a relaxar, os exercícios de respiração podem ser muito úteis para aliviar a tensão na hora do parto.

Caminhada

A caminhada é um dos exercícios aeróbicos mais tradicionais. Ou seja, os seus benefícios são todos aqueles que esse tipo de atividade pode proporcionar, como a melhora no funcionamento do sistema cardiovascular, a queima de gordura e o fortalecimento do sistema respiratório.

Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade completa. Por ser feita na água, é muito boa para reduzir os impactos nas articulações, possibilitando que as gestantes não sofram dores por praticar exercícios. A hidroginástica ainda tonifica os músculos, melhora a circulação sanguínea e o sistema cardiovascular.

Pedalar

Andar de bicicleta é outro exercício de baixo impacto e que traz muitos benefícios para as gestantes. Entre as principais vantagens de pedalar estão a melhora do fôlego, a redução do colesterol, o aumento da resistência dos músculos, entre outros.

Mas aqui é preciso fazer um alerta: mesmo onde há ciclofaixas, andar de bicicleta é uma atividade que conta com riscos de acidentes graves. Por isso, a fim de garantir a sua segurança, priorize realizar essa atividade física dentro de casa, utilizando uma bicicleta ergométrica.

Agora que você já descobriu os principais tipos e as vantagens de praticar atividade física durante a gravidez, continue conosco e descubra 3 cuidados essenciais com bebês recém-nascidos.

Deixe sua dúvida que a gente te ajuda

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×