3 cuidados essenciais com bebê recém-nascido

Cuidados com bebê

A chegada de uma criança é um momento muito esperado, mas também é cheio de dúvidas e incertezas sobre quais são os cuidados essenciais com bebê recém-nascido.

A insegurança aparece principalmente entre papais e mamães de primeira viagem, que ainda não têm experiência com crianças pequenas. Daí vem o medo de errar, o que pode gerar muita angústia e atrapalhar momentos entre pais e filhos.

Para te ajudar nesta fase, separamos três cuidados básicos com bebês recém-nascidos que vão trazer mais tranquilidade e bem-estar para você e o pequeno. Acompanhe!

1 – Cuidados com higiene e limpeza

Os primeiros cuidados básicos com bebês recém-nascidos são relacionados à higiene e à limpeza. Além do bem-estar, estes cuidados preservam a saúde da criança:

Pele

Para limpar a pele do bebê, que ainda é muito sensível, use somente água, algodão e um sabonete neutro suave (sem químicos nem fragrâncias).

Não esqueça as dobrinhas das orelhas, onde a sujeira acumula. Mas nada de usar cotonete! A dica é limpá-las na hora do banho e secar com uma toalha macia.

Unhas

As unhas devem ser cortadas rente à pele para não acumular sujeira também. Bebês costumam colocar a mão na boca o tempo todo, podendo ingerir germes e bactérias.

Porém, se não der para cortá-las nos primeiros dias, utilize uma lixa para manter as unhas mais retinhas e evitar que o pequeno se machuque.

Umbigo

Após o corte do cordão umbilical na hora do parto, fica um pedacinho de pele na região do umbigo do bebê. É o chamado coto umbilical.

Até que haja a liberação do pediatra, a região precisa ser higienizada diariamente (3 vezes ao dia é a frequência recomendada) para evitar acúmulo de secreções e infecções.

A limpeza mais frequente pode ser feita com sabão neutro e algodão ou cotonete umedecido. Mas, na troca de fraldas, é indicado passar um pouco de álcool 70% em toda extensão do umbigo do bebê.

2 – Conforto no banho e na troca de fraldas

Falando em banho e troca de fraldas, também é importante tomar alguns cuidados com bebê recém-nascido durante estas rotinas.

Além de usar sabonete neutro para não irritar a pele do recém-nascido, tente lavar o pequeno de forma cuidadosa para não machucá-lo.

Por isso, a cabecinha é uma região de atenção. Utilize somente água para lavar o rosto do bebê. Faça movimentos delicados para ensaboar e enxaguar o restante do corpo e depois seque-o com cuidado, utilizando uma toalha macia.

Além disso, você deve trocar as fraldas assim que perceber que o bebê está sujo ou molhado para evitar assaduras e desconfortos. Sempre em um lugar amplo e seguro, como o trocador ou a cama.

3 – Mais vínculo e segurança com o sling

Outro cuidado importante com bebês recém-nascidos é oferecer todo o conforto, o aconchego e a segurança emocional que eles necessitam!

Ficar pertinho do pequeno enquanto ele explora e descobre o mundo em seus primeiros meses é essencial para fortalecer os vínculos entre o bebê e os novos papais.

Um dos acessórios aliados neste momento é o carregador sling. Ele permite fazer várias atividades do dia a dia tendo o pequeno bem pertinho, estando seguro e confortável no colo.

→ Algumas pessoas têm dúvidas de quando começar a usar o sling. Neste link ao lado, nosso artigo explica se pode ou não usar desde o nascimento. 

Então, está pronto para colocar em prática os cuidados com seu bebê recém-nascido? Sendo assim, compartilhe conosco se tiver outras dificuldades nesta fase. Estamos sempre dispostos a ajudar! Até mais 🙂

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima