Quando começar a usar o Sling? Pode desde o nascimento?

Sling recém-nascido

Muito mais do que uma moda, o sling tem feito cada vez mais parte do estilo de vida de inúmeras mães e pais brasileiros. A questão é que esse carregador torna o contato dos pais com o bebê muito mais próximo, criando uma relação ainda mais saudável.

Mas é normal que você tenha dúvidas em relação ao uso do sling. Especialmente quando pensar na segurança e na saúde do seu bebê. Uma das questões mais recorrentes é sobre qual a idade ideal para começar a usar o sling.

Será que pode desde o nascimento? Vamos falar sobre isso nesse texto, continue lendo para conferir!

Quando começar a usar o sling?

O sling pode, sim, ser usado desde o nascimento do bebê. O único cuidado é com as posições que você vai colocá-lo. Por exemplo, a posição chamada “olhando para rua”, onde o bebê fica de costas para a barriga do pai/mãe, não é indicada — na verdade, em nenhuma das idades, porém os recém-nascidos são mais frágeis.

Outro cuidado é com a posição “deitada” no sling, que é indicada para acomodar melhor o bebê durante a amamentação sem que você precise tirá-lo do tecido. Porém, não é recomendado mantê-lo por muito tempo nessa posição.

Isso tudo porque um dos maiores benefícios do sling é manter o bebê em uma posição saudável a sua estrutura. Ou seja, onde suas perninhas formem um M, com os joelhos acima da altura do bumbum, sem encostar os pés uns nos outros.

Essa forma de acomodar os pequenos é a mais indicada para não prejudicar o desenvolvimento do corpo, justamente por isso que o sling pode ser usado desde o nascimento. Inclusive, já falamos sobre as melhores posições para usar no sling, se você quiser saber mais detalhes, só clique no link!

Melhor posição do sling para recém nascidos

A segurança para os recém nascidos no sling é muito possível e só depende de um fator: acomodar o bebê na posição correta. A dica é pensar que o bebê deve ficar na posição mais parecida com a que ficava na barriga da mãe.

Na prática, o mais indicado é que os recém nascidos fiquem na posição barriga com barriga ou posição canguru. Assim, fica mais garantido que a nuca e a coluna do bebê fiquem seguros.

Preste atenção também nas perninhas: o bebê deve ficar em posição de “rã”, aproximadamente 45° e com o quadril levemente flexionado.

Leia também: qual o melhor sling para recém nascido?

Dicas para usar o sling com segurança

Para garantir que tudo vai correr bem, separamos duas dicas essenciais, que podem te ajudar a acomodar um bebê recém nascido no wrap sling:

– Quanto ao rostinho do bebê, procure deixá-lo sempre para fora do sling. Ou seja, de forma que você consiga verificá-lo regularmente. Para isso, perceba se é possível enxergá-lo bem quando você olha para baixo (o seu queixo fica um pouco acima da cabeça dele).

– Mantenha o sling sem nenhuma folga ou tecido sobrando. E caso você precise se abaixar, segura as costas e a cabeça do bebê com uma mão. Assim, nunca terá chances do bebê cair.

Acima de tudo, sempre siga as recomendações do seu médico de confiança e do fabricante do sling. Mas, agora você já sabe que é possível começar a usar sling desde o nascimento do bebê com os devidos cuidados! <3

Cupom de desconto para Slings de bebês

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima