Rotina de mãe: 3 dicas especiais para você organizar a sua

Rotina de mãe

A rotina de mãe que cuida de bebês ou crianças pequenas pode ser conturbada e cansativa. É preciso unir a maternidade, o trabalho e por vezes até os cuidados com a casa. E isso requer muita organização.

Nesse caso, a mamãe e o papai precisam de, no mínimo, um planejamento bem estruturado para ter controle de todas as situações. Mas como fazer isso? Existe uma receitinha para tornar uma rotina de mãe organizada? A resposta é sim e você já vai entender o porquê!

Organize sua rotina de mãe

Algumas dicas são preciosas e vão ajudar a manter tudo sob controle! Aqui, trouxemos três conselhos que tornam tudo mais fácil:

1 – Passe tudo para o papel ou para a agenda do celular

O que você precisa lembrar nos próximos dias? Marcou um compromisso, precisa fazer alguma coisa específica? Anote!

  • Eventos e compromissos (médico, dentista, reuniões, festas);
  • Horários específicos (amamentação, alimentação, remédio, descanso);
  • Tarefas de casa ;
  • Tarefas do trabalho.

2 – Estabeleça prioridades

Mesmo organizando sua rotina de mãe, você não conseguirá fazer tudo que quiser e quando desejar. Sendo assim, entenda o que você não pode deixar de fazer de jeito nenhum, e o que você pode relevar.

Com esse pensamento predefinido, você preserva sua saúde física e mental, e consegue entender quais são os seus limites.

3 – Defina horários 

Estabelecer horários para as atividades diárias é uma atitude essencial para organizar sua rotina de mãe. Assim, seu bebê acostuma desde cedo a seguir e manter um padrão em seus afazeres.

Você pode definir horários para:

  • Acordar;
  • Tomar café da manhã;
  • Almoçar;
  • Tomar banho;
  • Estudar e fazer as lições de casa (dependendo da idade);
  • Fazer o lanche da tarde;
  • Jantar;
  • Assistir televisão;
  • Dormir.

Mamãe, aqui você pode entender melhor sobre os picos de crescimento do seu bebê! Isso ajuda a organizar melhor essa rotina, pois são fases “mais complicadinhas” que o seu pequeno irá passar.

Sugestões para melhorar ainda mais sua rotina de mãe

Algumas coisas parecem ser super básicas, mas quando você está sem tempo, elas acabam tornando seu dia estressante. Por isso, é interessante você adiantar algumas tarefas (que não sejam muito complexas). Alguns exemplos:

Planeje as refeições uma vez na semana: com isso, você vai conseguir economizar tempo e não vai precisar dar aquelas corridinhas ao mercado para comprar o que está faltando.

Seja amiga da tecnologia: hoje, você encontra tudo online! Bastam alguns cliques para receber uma compra em casa; se tem uma dúvida, é só consultar o Google, e você também pode usar diversos aplicativos para te auxiliar nas atividades físicas e nos cuidados com o bebê.

Sempre deixe a bolsa de passeio do bebê pronta: separe fraldas, troca de roupa, lenços umedecidos, pomada para assaduras, brinquedinhos, mamadeira, chupeta e tudo que você achar necessário. Quando precisar sair, é só pegar a bolsa!

Pedir ajuda também é uma forma de dar conta dos afazeres: seja para lavar louça, dar banho no bebê ou levá-lo ao médico, peça ajuda para a sua rede de apoio. Além disso, se você tiver um(a) companheiro(a), a participação dele(a) é imprescindível!

Sua rotina também pode incluir conforto

Quer realizar suas tarefas e, ainda assim, ficar pertinho do seu bebê, garantindo o seu conforto e também o dele? Pois o sling é uma opção perfeita para você!

Nós já falamos aqui no blog sobre os carregadores de bebê, seus benefícios e quais usar ou não usar (veja no link)! Depois de usar um sling, vai descobrir que ele pode deixar sua rotina de mãe ainda mais fácil. <3

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima