O que é parto humanizado? Entenda se é a melhor escolha para você!

Bebê dormindo tranquilo

A gravidez chega com muita alegria, mas também cheia de questionamentos e ansiedades, não é mesmo? E um dos principais pontos que pode gerar nervosismo é em relação ao parto, pois é uma das escolhas mais importantes da gestante.

Preparamos esse post para que você saiba o que é parto humanizado como uma das opções dessa grande escolha e possa entender se é o melhor para você!

O que é parto humanizado?

Apesar do parto ter se tornado um acontecimento médico com o passar do tempo, é importante lembrar que nascer é natural! O corpo da mulher é preparado e evolui da forma necessária para que ela possa dar à luz de forma instintiva.

O parto humanizado é, portanto, os nascimentos que ocorrem de forma mais emocional possível, com mais foco ao momento entre mãe e filho do que ao processo médico. Isso inclui:

  • a mulher e suas escolhas como protagonista;
  • o momento como um evento social e emocional — não somente médico;
  • o mínimo possível de interferências médicas;
  • ambiente acolhedor e confortável para a gestante;
  • técnicas naturais de relaxamento para a dor;
  • atitude ética dos profissionais de saúde;
  • o processo visto como natural, priorizando a saúde do bebê e da mãe.

Confira aqui as melhores dicas para as mamães de primeira viagem.

Diferenças do parto normal

A humanização do parto pode ser considerado uma “raiz” do parto normal, mas nem todo parto normal é um parto humanizado. O parto normal que costumamos ouvir falar acontece necessariamente em ambiente hospitalar, assistido por médicos e com diversas intervenções, como jejum, lavagem e medicamentos. Acaba correndo o risco de não ser um evento somente fisiológico, mas com interferências.

Ou seja, o parto humanizado, com as características que citamos lá em cima, não é somente um tipo de parto: se trata de um processo inteiro que torna o momento do nascimento mais natural e humano! Para quem escolhe a humanização, a preparação começa desde o início da gravidez, preparando o corpo e mente da gestante.

Vantagens do parto humanizado

Para a mulher

O parto é um momento de fragilidade da mulher, pois é preciso abandonar qualquer vergonha ou preconceito e se entregar para esse momento especial que é o nascimento de um filho. A vantagem de tornar esta hora mais humana é que a gestante terá um maior acolhimento, seja dos familiares acompanhantes ou dos profissionais de saúde.

Além disso, só acontecem intervenções – como anestesias, por exemplo – se for necessário para a saúde da mulher. Assim, esse processo é vantajoso tanto para a saúde física, quanto emocional.

Para o bebê

Muitas pessoas não sabem, mas nascer pela via vaginal traz diversos benefícios para a saúde do bebê, recebendo bactérias boas que auxiliam principalmente na imunidade e no sistema respiratório. Além disso, o parto humanizado respeita o momento do bebê de vir ao mundo, sem apressar nem retardar a hora certa.

Também não será feita nenhuma intervenção desnecessária com o recém-nascido e o mais importante: o bebê poderá ficar próximo da mãe, em contato pele a pele, desde o nascimento, promovendo os laços afetivos e os vínculos já nos primeiros minutos fora do útero. O bebê também pode ser amamentado pela mamãe o quanto antes!

Então, mamãe, se identificou com os princípios de o que é parto humanizado? Vale lembrar que essa é uma escolha que só você pode fazer por você mesma e pelo seu bebê. Conte com apoio profissional e de pessoas que te amam, mas siga aquilo que você acredita ser o melhor nesse momento especial e inesquecível. <3

Venha conferir também o post que preparamos com dicas para preparar a mala da maternidade!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima