Newsletter

Conheça a relação entre ocitocina e parto

O parto é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. Nesse momento, são muitos sentimentos em conjunto, sensações únicas, inesquecíveis e emocionantes. Com esse misto, muitos hormônios ficam aflorados e eles são responsáveis por deixar o nascimento do bebê ainda mais afetivo.

Na hora do parto, há uma enorme quantidade de ocitocina no corpo da mulher. Mas, você sabe o que é a ocitocina e qual o seu papel no momento do nascimento da criança?

Conheça mais agora!

O que é a ocitocina?

A ocitocina é a substância produzida pelo corpo responsável por promover as contrações uterinas durante o parto. É ela que dá os primeiros sinais de que o tão aguardado momento chegou!

Também conhecida como hormônio do amor, recebeu esse carinhoso apelido por ser liberado no momento em que estamos perto daqueles que amamos ou em situações especiais. Sendo assim, a ocitocina atua ativamente e é uma das responsáveis pela criação do vínculo entre mamãe e bebê

Quando ela é liberada

Por estar relacionada ao amor e sentimentos, não é apenas no parto que a ocitocina aparece para as mamães. Esse hormônio pode ser sentido em diversos momentos da vida de uma mulher, por exemplo:

  • em orgasmos, é responsável pelo prazer; e
  • é responsável pela ejeção do leite materno pelas glândulas mamárias durante a amamentação.

Ou seja, em momentos mais satisfatórios e felizes, a ocitocina está presente. Os homens também produzem essa substância, mas nesse caso elas atuam de maneira diferente e são estimuladas em outros momentos.

Relação entre ocitocina e parto

Além de ser o hormônio do amor, a ocitocina tem um papel ativo no parto por outros motivos. Graças a ela, o útero da mulher se contrai e resulta na dilatação e expulsão da criança em partos normais.

A causa da liberação da ocitocina para o início do trabalho de parto ainda é desconhecida, mas acredita-se que esse estímulo hormonal venha da própria criança ainda no útero.

Depois que o parto é realizado, a mulher ainda tem uma alta produção de ocitocina. Isso ocorre para ajudar a diminuir as hemorragias causadas pela saída da placenta e ajuda o útero a ir gradualmente voltando ao seu tamanho normal.

Aos poucos, a mamãe fica mais tranquila, com corpo relaxado e a criança bem, o sistema para essa produção e tudo se acalma.

E a amamentação?

O momento de amamentação é de extremo prazer para mulher e a ocitocina também está presente nessa atividade. Promovendo a contração das glândulas mamárias, ela pode ser passada para criança pela sucção.

Vale lembrar que esse hormônio não é responsável pela produção de leite, mas pela sensação de prazer e redução do estresse na hora da amamentação.

Como produzir ocitocina naturalmente?

Mesmo que a ocitocina seja um hormônio natural, é possível estimular a sua produção em alguns momentos. Por exemplo, na hora do parto ele é essencial e precisa estar em condições favoráveis para dar os primeiros sinais. 

Veja algumas coisas que podem ajudar na produção da ocitocina no parto ou em outros momentos da maternidade:

Ambiente calmo

Mesmo muito importante, a ocitocina é um hormônio tímido, ou seja, em lugares agitados, com muita luz e barulho, será difícil que ela se faça presente. Então, converse com o seu médico sobre a hora do parto ser o mais calma e tranquila, com luzes baixas e uma música que você gosta.

Reserve um momento para a amamentação

A amamentação também produz ocitocina. Nesse momento, tente deixar um espaço relaxado para que o bebê também se tranquilize. E o melhor de tudo, aproveite todas as sensações, sinta a criança perto e aos poucos o corpo também ficará mais calmo.

Assim, a amamentação é ainda mais gostosa e única. 

Esteja mais perto do seu bebê

A rotina de maternidade pode ser muito corrida, mas é sempre bom estar em contato com a criança. Para te ajudar a estar junto do bebê enquanto faz as tarefas do dia, tenha um sling!

O sling é uma faixa de tecido que prende a criança com o corpo da mãe ou do pai. Muito recomendado por especialistas para ajudar a fortalecer os laços de amor e é possível encontrar diversos modelos, como o sling de argola, sling dry fit e o wrap sling.

Então, compre o seu sling aqui na Panno e eternize lindos momentos de amor entre mãe e bebê!

Deixe sua dúvida que a gente te ajuda

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×