Antes da chegada do bebê ao mundo, todo mundo se prepara com dicas e conselhos dos mais diversos tipos. Por exemplo, técnicas de relaxamento antes do parto, alimentação e o o que levar na mala de maternidade.
Porém, não se fala tanto sobre como sair da maternidade, e nesse momento muitas mamães e papais de primeira viagem se sentem um pouco perdidos. Afinal, fora da maternidade eles estarão por conta própria, sem a segurança e a estrutura do hospital.
Nesta horas surgem várias dúvidas: que tipo de roupa devo usar? Como levar o bebê para casa? Quando procurar o médico novamente? Por isso, decidimos responder estas e outras perguntas para tornar este momento mais tranquilo para você!
Use roupas leves e confortáveis
Muitas mamães têm o desejo de saírem bonitas e bem arrumadas da maternidade para reencontrar a família e tirar fotos, e não há mal nenhum nisso! Mas, lembre de priorizar seu conforto e o do bebê acima de tudo.
É normal que o corpo ainda esteja diferente após dar à luz. Pode ter inchaço nos seios e abdômen, desconforto etc. Então, dê preferência às roupas leves e confortáveis para sair da maternidade e levar o bebê até em casa. Além disso, muito provavelmente, a recém mamãe ainda vai usar as roupas de gestante por pelo menos 1 semana do pós-parto (ou mais tempo).
O mesmo vale para o recém-nascido. Escolher bodies em tecidos leves e macios é a pedida para vestir o pequeno em seus primeiros dias. Mas claro que, se for inverno, vale reforçar com camadas de roupa mais quentinhas!
Cuidados no transporte do bebê
Na hora de levar o bebê para casa, todo cuidado é pouco! Afinal, o recém-nascido está prestes a conhecer um mundo completamente novo sem as defesas que tinha até então.
O primeiro passo, como falamos antes, é deixá-lo confortável e bem agasalhado. Vale contar com um facilitador de colo como o sling, que simula o aconchego do útero materno, para deixá-lo mais tranquilo e confortável.
Na hora de colocá-lo no carro, é imprescindível usar a cadeirinha do bebê conforto para garantir a segurança do pequeno durante o trajeto. Inclusive, essa é uma exigência prevista na legislação, então fique atento para ter o equipamento necessário!
Deixe refeições prontas
Ao sair da maternidade e chegar em casa com o bebê recém-nascido, tudo o que papais e mamães precisam é de tranquilidade e descanso para poder se adaptar à nova rotina, certo?
Por isso, uma dica que ajuda muito nos primeiros dias após a saída da maternidade é deixar alguns pratos prontos congelados para você não precisar se preocupar com as refeições do dia a dia.
É normal não ter muito tempo para cozinhar e nem mesmo para comer no início da maternidade, já que os cuidados com o bebê são intensos, e a rotina fica super corrida. Então preparar tudo antes facilita muito a vida!
O mesmo vale para a lavagem de roupa de cama, faxina e outras tarefas domésticas. Tudo o que você puder adiantar em casa antes da chegada do bebê vai ser ótimo!
Ida ao médico e visita da família
O momento de receber visitas da família e de amigos é algo muito particular que varia de casal para casal.
Tem papais e mamães que adoram ter a casa cheia já nos primeiros dias; outros preferem ver apenas os pais ou a rede de apoio mais próxima. E tem ainda quem prefira ficar a sós e receber visitas só depois de um tempo. Ou seja, não existe regra!
Neste momento de pandemia, as visitas (mesmo de familiares mais próximos) são desaconselhadas, pois as mães no pós-parto e bebês recém-nascidos fazem parte do grupo de risco.
O importante é que todo mundo tenha em mente os cuidados de higiene básicos para preservar a saúde do pequeno, que ainda é bastante indefeso.
Quanto às primeiras consultas médicas, o ideal é agendar uma primeira avaliação com o pediatra quando o bebê estiver com 7 dias de vida — isso vale para os casos em que a alta da maternidade ocorre entre 3 e 4 dias após o nascimento.
Por outro lado, nos casos em que o bebê fica mais tempo internado, a sugestão é checar com a equipe hospitalar qual a periodicidade adequada para agendar uma avaliação com pediatra.
Além disso, seguir o acompanhamento no pós-parto e o calendário de vacina do bebê são bem importantes para garantir o bom desenvolvimento do recém-nascido!
Conclusão
Sair da maternidade pode ser um momento de incertezas e de certa ansiedade, mas tenha em mente que as turbulências iniciais são normais! Logo elas passam e a família se adapta à nova rotina.
O importante é dedicar toda a atenção para o recém-nascido e curtir bastante cada momento desta fase! 🙂