Muitas mamães de primeira viagem acabam se assustando quando os seus bebês produzem saliva excessivamente e isso se torna uma preocupação. Por isso, viemos tranquilizar você e explicar porque é normal o bebê babando muito, além dos cuidados que você pode ter em relação a isso. Vem conferir!
Por que os bebês babam?
O excesso de saliva é normal em qualquer bebê, já que seres humanos de qualquer idade também produzem muita saliva. A questão é que os recém-nascidos ainda não possuem total controle da boca e ainda não aprenderam a engolir todo o volume de saliva que produzem.
Você pode observar, porém, que os bebês costumam produzir mais saliva após os dois meses. Isso acontece porque é a fase onde eles começam a chupar e morder tudo e, assim, o organismo faz com que eles babem ainda mais.
Na fase em que os dentes começam a nascer, chamada de fase da dentição, a saliva volta a ser produzida excessivamente.
Babar muito é normal?
Para entender se está tudo dentro do normal ou há algo fora do comum, você deverá observar se a baba do bebê é relacionada a fase de aprendizado alimentar. Isso porque, nesse esforço, a saliva se forma sozinha e, como o bebê não sabe engolí-la, acaba transbordando. Nesse caso, usar babadores é uma ótima pedida.
Na fase em que os dentes estão começando a se preparar para nascer também é comum que o bebê esteja babando muito. E os objetos que auxiliam os bebês a aliviar os incômodos, como mordedores, acabam produzindo ainda mais saliva. Mas lembre-se: é normal!
Saliva excessiva: quando se preocupar
Vamos apontar alguns casos de saliva excessiva que você deve ficar em observação e consultar um médico pediatra caso perceba no seu bebê:
- Resfriado: o bebê pode estar babando mais do que o normal por estar resfriado, pois torna-se mais difícil respirar pelo nariz, e consequentemente a boca fica mais tempo aberta;
- Dificuldade para comer: se a criança baba muito na hora das refeições, pode ser reflexo de estar comendo mal. Dentre várias causas, isso pode acontecer por dor de garganta, feridas na boca ou outros incômodos que causem dor ao engolir;
- Sistema nervoso: se você acha que o caso do seu bebê não é nenhum dos citados acima, vale a pena investigar se a baba excessiva é por conta de problemas no sistema nervoso, especialmente nos processos de deglutição.
E então, dúvidas respondidas? O bebê babando muito não costuma ser um problema e um bom babador já resolve essa questão.