Coronavírus:‌ ‌tudo‌ ‌o‌ ‌que‌ ‌gestantes‌ ‌e‌ ‌mães‌ ‌de‌ ‌crianças‌ ‌pequenas‌ ‌precisam‌ ‌saber‌

Mulher grávida com termômetro sentada em sala de estar

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde no Brasil não incluíram grávidas e crianças pequenas no grupo de risco para a infecção pelo novo coronavírus (COVID-19) — diferente de outras doenças causadas por vírus, como H1N1 e SARS.

Isso causou alívio em muitas mamães e papais. <3

Mas, há quem continue preocupado e confuso. Então decidimos reunir informações que gestantes e mães de crianças pequenas precisam saber sobre o novo coronavírus para ajudá-las a passar por esse momento de forma mais tranquila. Confira!

Por que crianças e gestantes não são grupo de risco?

Ainda não se sabe ao certo o motivo, mas até agora a maioria das mulheres grávidas e crianças pequenas infectadas pelo novo coronavírus reagiram bem e se recuperaram da doença.

Muitas nem mesmo precisam de remédios antivirais.

Aparentemente, esses dois grupos têm sistemas imunológicos mais eficazes no combate contra o vírus. No caso das crianças, a teoria é de que a falta de anticorpos para outros tipos de vírus pode protegê-las, gerando uma reação inflamatória menos agressiva no corpo.

O vírus pode ser transmitido na amamentação?

O vírus não passa de mãe para filho através do leite materno. Essa é a constatação de um estudo publicado pela revista científica britânica The Lancet.

Além disso, recém-nascidos chineses cujas mães foram infectadas durante a gestação passaram por testes e não apresentaram presença do vírus no organismo.

No caso de uma mamãe ser diagnostica com o coronavírus, mas prefira manter o aleitamento materno, é necessário alguns cuidados, como:

  • Precisa higienizar muito bem as mãos com água e sabão até os cotovelos e usar máscara enquanto estiver em contato com o bebê;
  • Logo que que finalizar a mamada, deixar demais cuidados (arroto, troca de fralda, etc) com um adulto que não esteja infectado.

Quais os sintomas de coronavírus em gestantes e crianças?

As manifestações desse vírus em mulheres grávidas e crianças pequenas são semelhantes aos adultos e não-gestantes: febre, tosse, coriza, mal-estar e dificuldade de respirar.

Segundo o Ministério da Saúde, 94% das crianças diagnosticadas com infecção por coronavírus têm sintomas leves e 25% não apresentam sintoma nenhum.

Recomendações para gestantes e crianças

Apesar de não serem grupos de risco, mulheres grávidas e crianças podem transmitir o vírus para outras pessoas — colocando em risco quem realmente pode ter complicações graves, como idosos e pessoas com doenças respiratórias.

As crianças são um ponto especial de atenção, já que a falta de sintomas ou a manifestação de sintomas leves podem mascarar a infecção, causando ainda mais transmissão. Além disso, o vírus pode permanecer até 14 dias no organismo dos pequenos, enquanto a média dos adultos é de 7 dias.

Por isso, as recomendações para esses dois grupos são as preconizadas pela OMS: manter distância das pessoas, lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos, utilizar álcool em gel 70° e cobrir a boca ao tossir e espirrar.

Outra recomendação é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas e toalhas.

Quem for identificado como caso suspeito deve utilizar máscaras de proteção facial e ficar em quarentena para evitar o contágio. No caso das grávidas, o recomendado é que fiquem sob observação no hospital até que o laudo seja concluído.

Conclusão

A pandemia do coronavírus é preocupante no mundo todo, mas não há motivo para pânico. Gestantes e crianças pequenas não correm riscos sérios de complicações.

Mantenha as boas práticas recomendadas pelos órgãos de saúde, proteja as pessoas à sua volta e tranquilize-se. Se você tiver sugestões para ajudar a enfrentar este momento, compartilhe com a gente! <3

E vamos manter a nossa rede de informações positivas para que todos possam se cuidar nesse momento crucial!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima