Newsletter

Como fazer o bebê arrotar?

Os arrotos são normais e fazem bem para a saúde dos recém-nascidos. Só que, se você é papai ou mamãe, já deve ter notado que nem sempre eles saem facilmente, certo? Então, é bom que você saiba algumas técnicas para fazer o bebê arrotar mais facilmente!

Porém, antes de partir para as dicas, que tal você entender melhor a função do arroto do bebê? Acompanhe a leitura!

Para que serve o arroto?

Você sabia que os bebês engolem ar durante a amamentação? Isso acontece também quando eles choram, usam chupeta, mamadeira e até mesmo durante a respiração.

O problema é que, aos poucos, esse acúmulo de gases no estômago do bebê pode causar dor, cólica e desconforto. Assim, a função do arroto é eliminar todo esse ar e aliviar o organismo do pequeno.

Quando o bebê precisa arrotar?

Normalmente, o arroto vem logo após a ingestão de leite, mas isso não é obrigatório. Algumas vezes o bebê não arrota porque não tem ar para eliminar, então não há motivos para preocupação.

Se o bebê dormir após a mamada, também não precisa colocá-lo para arrotar. Basta posicionar sua cabecinha em um ângulo mais elevado em relação ao corpo.

Como fazer o bebê arrotar?

Agora que você já entendeu a função do arroto, veja algumas técnicas e dicas para fazer o bebê arrotar mais facilmente.

1. Coloque o bebê em uma posição que favoreça o arroto

Você já deve ter notado isso na prática: dificilmente o bebê consegue arrotar quando está deitado, né? Isso porque a posição horizontal do corpo dificulta a subida do ar.

As melhores posições para fazer o bebê arrotar são aquelas em que a sua cabecinha fica elevada em relação ao corpo. Por exemplo:

  • Na vertical: assim o bebê fica “em pé”, apoiado no ombro do papai ou da mamãe. Para o arroto sair com mais facilidade, vale dar leves batidinhas nas suas costas.
  • Sentado: nesta posição, o bebê fica sentadinho no seu colo, de frente ou de costas para você. Funciona melhor se o tronco do pequeno estiver um pouco inclinado e as pernas, levemente flexionadas.

2. Faça massagens nas costas do bebê

Assim como os tapinhas nas costas, a massagem é uma maneira fácil de fazer o bebê arrotar. É que esses movimentos com as mãos estimulam o organismo do pequeno e induzem os arrotos.

A melhor posição para fazer a massagem no bebê é com o corpo dele apoiado em sua barriga, e a cabecinha, no ombro ou no peito.

Ah, e para que você e seu filho fiquem mais confortáveis nessa hora, o sling ajuda muito! Com esse acessório, você mantém o bebê pertinho do seu corpo, na posição vertical e suas mãos ficam livres para massageá-lo.

Bebê enrolado em sling junto a mão

3. Peça ajuda a um médico pediatra

Se mesmo aplicando as técnicas e truques acima você não conseguir fazer o bebê arrotar facilmente, procure ajuda médica.

Em casos mais raros, nos quais o bebê sente muito desconforto por conta do acúmulo de gases, o pediatra pode indicar remédios para induzir e facilitar os arrotos.

Porém, lembre-se de jamais medicar seu filho sem orientação médica!

E se sair leite junto ao arroto?

Fique calmo, pois essa situação é absolutamente normal! Ao arrotar, muitos bebês manifestam um pouco de refluxo — que é justamente essa regurgitação do leite.

Isso acontece porque, nessa fase, o sistema digestivo dos pequenos não está totalmente formado. Assim, o líquido ingerido transita entre o estômago e o esôfago mais facilmente.

Para essas horas, tenha sempre a mão um babador! Esse acessório é um ótimo aliado para conter a baba, a sujeira e ainda dar um charme extra ao visual do pequeno.

Aplicando nossas dicas, certamente vai ser mais fácil fazer o bebê arrotar. Mas se tiver outro truque que funciona melhor para você, compartilhe com a gente! Até mais!

Deixe sua dúvida que a gente te ajuda

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×