Como fazer o bebê dormir bem? Entenda o padrão de sono dos pequenos

Bebê dormindo

Manter o bebê na cama durante toda a noite é uma tarefa difícil, principalmente para os recém-nascidos que ainda não conseguem distinguir o que é noite e o que é dia. Para manter o bem-estar das mamães e papais de primeira viagem é importante estar atento ao padrão de sono dos pequenos e poder adaptá-los à rotina da família.

Para a compreender um pouquinho mais sobre o sono do bebê e torná-lo mais tranquilo e natural, separamos algumas recomendações que irão te ajudar nessa tarefa!

Faça uma rotina do sono para o bebê

Todos nós temos uma rotina diária, seja ao acordar, no trabalho, antes de dormir… E é exatamente essa última que é tão importante para o bebê! Os recém-nascidos ainda não conseguem distinguir quando é hora de dormir ou acordar e por isso criar uma rotina do soninho é tão importante.

Não precisa inventar nada muito elaborado, mas é fundamental que você a faça todos os dias e no mesmo horário, para que o bebê comece a compreender quando é hora de ir para cama.

Dica de rotina: coloque músicas tranquilas, aqueça o quarto, deixe o bebê só de fralda e faça massagem em todo o corpo dele com óleo próprio para a pele de recém-nascidos.

Em seguida, dê um banho tranquilo (se o bebê já tiver tomado banho durante o dia, este segundo banho deve ser dado somente com água). Sempre com a música ligada, troque o bebê, alimente-o e coloque-o no berço, mantendo a música na sua ausência, até que ele entre em sono profundo.

Entendendo a diferença entre o dia e a noite

Não diferenciar o dia e a noite também é o motivo que faz o recém-nascido dormir em horários aleatórios e acordar no meio da noite. Por isso, é fundamental que você consiga mostrar ao bebê essas diferenças de maneira sutil e acostumá-lo ao dia-a-dia da família.

☀ Durante o dia, procure manter a casa arejada e iluminada com a luz natural que vem de fora, além disso, deixe que os sons de casa sejam escutados pelo bebê, como a televisão, pessoas que circulam, telefone, etc.

? Durante a noite, deixar o play ligado em uma música ou som do útero durante a noite vai ajudar o bebê a relaxar. Mantenha-o no escurinho e se optar por uma luzinha de abajur, por exemplo, que seja bem amena. Nessa hora também é importante amamentar o bebê, pois estando bem alimentado, naturalmente ficará mais relaxado.

Os objetos que tem o poder de acalmar o bebê

Por natureza, todos os bebês vão se afeiçoar a objetos que os tranquilizem e transmitam segurança. Também chamado de “naninha” esse objeto pode ser um paninho, um ursinho, um travesseiro, uma chupeta, etc. Aos poucos você irá descobrir qual é o objeto que seu pequeno mais gosta de ter por perto e poderá usar-lo a seu favor.

Quando chegar a hora de dormir, coloque o objeto preferido do bebê juntinho a ele, pois além de deixá-lo mais calmo, ele poderá apalpar e sentir o cheirinho da sua naninha. Isso causa o sentimento de segurança, caso ele acorde durante a noite e não tenha os pais por perto.

Colo demais faz mal? Conheça a exterogestação, uma conexão pós-parto

Cuidado especial com a temperatura do quarto

Para manter o bebê confortável e tranquilo no berço é fundamental estar atento a temperatura equilibrada do quartinho, que deve ser entre 24ºC e 25ºC. Para manter essa temperatura em dias mais quentes ou mais frios, você poder contar com um ventilador ou ar-condicionado no ambiente.

As roupinhas são outro ponto que deve-se estar atento: em dias frios, evite exagerar na presença de muitos cobertores, mantas ou travesseiros, pois estes podem ser perigosos para quando o bebê estiver no berço.

Por isso, o ideal é apenas vesti-lo com roupinhas mais quentes, por exemplo. Para vestir o bebê no verão, roupinhas mais frescas são ótimas opções.

Compreenda a personalidade do seu bebê

É normal que alguns bebês tenham mais dificuldade para dormir do que outros e precisam de mais aconchego dos pais, necessitando de mais atenção e colo.

Além disso, no primeiro mês de vida é importante alimentar o bebê a cada 3 horas. Então, mesmo que o pequeno esteja dormindo, você terá que acordá-lo. E depois disso, é normal que eles continuem acordando durante a noite por muitos meses.

Essas recomendações com certeza irão te ajudar a amenizar essas situações e garantir tanto o seu bem-estar quanto o do bebê. 🙂

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima