5 dicas para que seu bebê tenha uma boa noite de sono

dicas para sono do bebê

Todo pai ou mãe quer ver seu filho feliz e saudável, e um sono de qualidade é parte disso. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para que seu bebê com sono possa dormir bem

Para o sono do bebê, a melhor maneira de deixá-lo feliz é reconhecer seus sinais de cansaço. Conhecer como o seu filho reage à fadiga é essencial para poder agir assim que perceber os primeiros indícios.

As crianças mostram que estão cansadas exibindo comportamentos diferentes. Por exemplo, eles podem se tornar exigentes, irritáveis ​​ou hiperativos.

Sinais de cansaço do seu filho podem ser encontrados prestando atenção em seu comportamento. Quando seu bebê mostrar que está desconfortável, é hora de reduzir os estímulos e prepará-lo para dormir.

Bebês e crianças saudáveis ​​precisam de sono adequado para crescer de forma saudável. Além disso, não dormir satisfatoriamente pode diminuir a imunidade e levar a problemas de desenvolvimento ou comportamentais.

Este artigo detalha os sinais de que seu bebê está com sono e o que fazer se você observar seu bebê mostrando esses sinais. Boa leitura!

Como saber se o meu bebê está com sono?

Embora o bebê não possa usar palavras, seu corpo mostra sinais daquilo que precisa. Com o tempo, quando um bebê chora de fome ou cansaço, pode ser que os pais instintivamente já saibam identificar o porquê. 

Sinais do sono são indicativos que seu bebê dá para comunicar que está sonolento, cansado e precisa descansar. Esses indícios progridem e se intensificam. 

O cansaço começa a aparecer com um olhar sem foco, pálpebras caídas e sobrancelhas curvadas e depois começam os bocejos. 

Com o tempo isso vai progredir para uma maior agitação, esfregar os olhos, rigidez corporal até chegar ao choro frenético.

Outros sinais de que seu bebê está cansado incluem:

  • Dificuldade para se acalmar;
  • Agitação e movimentos corporais bruscos;
  • Punhos cerrados;
  • Afastar-se de estímulos, como sons, luzes, leite materno ou mamadeira;
  • Aumento do suor, pois o cansaço gera estresse que produz cortisol.

Para evitar que o bebê fique cansado demais, coloque-o no leito para tirar uma soneca assim que notar sinais de sonolência, como esfregar os olhos e pálpebras caídas.

A partir dos 3 meses, é menos comum observar os bebês exibindo movimentos frenéticos dos membros, pois nessa idade eles já passaram a ter maior controle de seus braços e pernas.

Porém, vão se intensificar os sinais de esfregar os olhos e o nariz, puxar os cabelos e as orelhas, bem como o aumento do choro. Quanto mais cansado, mais angustiado o bebê vai ficar.

Ainda nessa faixa etária, o bebê pode precisar de estímulos para dormir. O som do útero, sucção, colo e balanço podem ser os estímulos perfeitos para essa fase. Quando o bebê enfim adormecer, é a hora perfeita para colocá-lo no berço.

Já a partir dos 12 meses os pais podem perceber que os próprios bebês vão tentar ignorar seus sinais de cansaço e tentar continuar acordados, ativos e brincando. 

Nessa fase eles já se tornam cada vez mais independentes e querem explorar o mundo, por isso, muitas vezes, não querem perder nenhum estímulo ou novidade.

Então, os pais devem observar quando o seu filho começa a bocejar, esfregar os olhos e a coordenação motora fica mais lenta.

Você vai perceber isso porque o bebê passa a se desequilibrar e cair com mais frequência, além de derrubar as coisas mais do que o normal. 

Nesses casos, o que você precisa fazer é muito simples: leve seu bebê para dormir em um local tranquilo e confortável. Veja mais dicas a seguir.

5 dicas para uma boa noite de sono do bebê

Cada bebê desenvolve seu próprio padrão para acordar e dormir. E nem sempre ele vai se encaixar nas suas necessidades de sono. Porém, algumas dicas podem ajudar seu bebê a ter uma boa rotina. Confira!

Crie uma rotina com seu bebê

À medida que o seu filho cresce é fundamental criar uma rotina. A partir dos três meses já é possível começar a estabelecer alguns rituais.

Eles ajudam a adaptar o seu bebê e a criar um padrão de sono mais tranquilo. Isso pode incluir tomar um banho e colocar uma roupa confortável.

Parte da rotina pode envolver levar o bebê para o berço, ler uma história ou cantar uma canção de ninar, diminuir as luzes do ambiente, dentre outras opções.

Utilizar um sling dry fit pode ajudar a criar rotinas e memórias com o seu bebê, enquanto realiza outras tarefas.

Aposte em óleos essenciais

Alguns cheiros podem gerar sensação de relaxamento e ajudar a estimular o sono. Por exemplo, o óleo de lavanda promove a calma e suprime a ansiedade, sendo comprovadamente benéfico para os bebês.

Evite essências sintéticas, pois elas têm apenas o aroma, mas não apresentam os benefícios medicinais do óleo essencial, extraído diretamente da planta.

É importante sempre consultar profissionais capacitados na área para se certificar sobre a dosagem ideal do óleo essencial para o bebê. 

Busque um ambiente tranquilo  

bebê dormindo em ambiente confortável

Uma dica importante é buscar manter seu bebê com sono em um local com luzes baixas ou apagadas, não falar alto e evitar barulhos. 

Nesse momento, utilizar lenços de amamentação para criar uma rotina com o bebê e ir o tranquilizando pode ser uma ótima opção. 

O cérebro dos bebês é altamente estimulável, por isso, um ambiente tranquilo vai proporcionar ao seu filho o relaxamento que ele precisa para que possa descansar adequadamente.

Respeite as janelas de sono do bebê 

A janela do sono do bebê é o período em que o bebê se mantém acordado entre uma soneca e outra.

Esses períodos podem ser acompanhados através de uma tabela já estabelecida que possuí informações sobre idade do bebê e período ideal de janela do sono

Os recém-nascidos têm períodos curtos de janelas de sono, que podem variar de uma a duas horas nas primeiras semanas de vida. Esse intervalo aumenta ao longo do tempo.

Quando seu bebê estiver nesse período entre as sonecas e apresentar o primeiro sinal de sono, ele deve ser imediatamente levado para a cama.

E mesmo se tenha passado o período de tempo da janela recomendo para a idade, e ele ainda não tenha dado nenhum sinal de sono, leve-o para dormir mesmo assim. 

Utilize roupinhas confortáveis em seu bebê

Para o sono do bebê precisa estar confortável. Uma boa opção é usar um body para bebê, tanto que pais de plantão já sabem que essa peça é parte essencial de qualquer guarda-roupa.

Ao longo do primeiro ano de vida da criança, o body é uma peça fundamental do vestuário. Além disso, facilita a troca de fraldas, proporcionando praticidade e conforto. 

O body para bebê é confeccionado em malha de algodão de várias cores e comprimentos, com mangas compridas ou curtas. Essa peça é ideal para dias frios ou quentes. 

Essa roupinha é produzida pensando na sua qualidade e conforto. É suave contra a pele da criança e sua gola é arredondada com tecidos sobrepostos nas laterais, para facilitar o vestir dos bebês.

O que acontece quando o sono é ignorado?

Caso os sinais do sono sejam ignorados, o temperamento do seu bebê vai determinar como ele vai reagir ao cansaço acumulado. 

Uma criança mais tranquila pode adormecer com facilidade, mas se seu filho é mais agitado, ele precisa de atenção imediata. Esses bebês geralmente lutam para adormecer. 

Um bebê que fica acordado por mais tempo do que deveria pode ficar severamente fatigado. Ele pode se esforçar para dormir, mas não conseguir. Isso irá irritá-lo e deixá-lo ainda mais desconfortável.

Os recém-nascidos apresentam um sistema nervoso diminuído que os torna particularmente suscetíveis à sobrecarga sensorial. Quando eles ficam cansados, essa vulnerabilidade aumenta.

O sono do bebê pode ficar desconfortável até mesmo com rotinas normais de cuidados, como trocar fraldas, ouvir os pais, ser segurado ou balançado. 

É comum que os pais confundam essa irritação com dor ou fome, e busquem formas de buscar alívio para o bebê, como tentar alimentá-lo ou fazer massagens, isso pode levá-lo ao limite.

Como consequência, os pais acabam passando horas tentando acalmar seu bebê, que está chorando de fadiga ou angústia causada pelo sono. Eventualmente, ele vai sucumbir à exaustão e adormecer.

Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog que continuaremos trazendo novas informações para as mamãe e papais de plantão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima