Muitas crianças são apaixonadas por doces. Balas, pirulitos, chocolates e tantas outras guloseimas fazem os pequenos pedirem por açúcar a qualquer hora do dia. Mas, como tudo em excesso faz mal, é ideal ter um controle rígido quanto a isso.
Por isso, hoje vamos te mostrar algumas dicas para criança não comer doce e como estabelecer uma relação saudável com essas sobremesas. Acompanhe!
Dicas para diminuir os doces para as crianças
O açúcar é um ingrediente presente em diversos tipos de receita. Porém, sua ingestão em excesso não é algo positivo. Dependendo da quantidade de açúcar consumida, algumas crianças acabam desenvolvendo compulsão por doces.
Esse comportamento pode causar problemas graves de saúde ainda na infância e prejudicam seu desenvolvimento saudável.
Para te ajudar a controlar o açúcar na dieta das crianças, veja a seguir 3 dicas para diminuir as guloseimas em casa:
Acabe com a cultura da recompensa
A cultura da recompensa pode ser definida como aquela frase “se você comer tudo, ganha um chocolate”. Ou seja, é o ato de dar uma recompensa em troca de algo, nesse caso a bonificação são os doces.
Ao invés de oferecer um doce, proponha realizar outro tipo de atividade caso ela coma tudo ou finalize a sua tarefa. Isso ajuda a criar a noção de comprometimento e ainda estimula boas práticas dentro da sua casa.
Ofereça fruta como sobremesa
As frutas são alimentos muito gostosos, saudáveis e algumas delas são ótimas para incentivar os pequenos a comer menos doce. Comece introduzindo as frutas desde bebê e não adicione açúcar nelas, nem mesmo naquelas que são mais azedas ou ácidas.
É ideal que a criança sinta os sabores naturais das frutas desde pequena. Assim, as frutas devem ser servidas naturalmente e como uma sobremesa. Aos poucos, os doces irão saindo e as frutas serão as novas queridinhas entre os pequenos!
Não precisa ser 100% restritivo
Fazer uma dieta restritiva para as crianças não é a melhor solução para tirar os doces da rotina. Isso porque os pequenos são muito curiosos, o que deixaria a sua vontade por doce ainda mais intensa.
O ideal é ter um controle sobre os doces, mas em ocasiões especiais, não custa nada permitir o açúcar com cautela. Converse com a criança e defina ocasiões que os doces estão liberados, como festas de aniversário e outras ocasiões especiais.
Esse diálogo é extremamente importante e fará toda diferença para a relação de vocês.
Como ter uma boa relação como doce
Para que os doces não sejam um assunto tabu dentro da sua casa, o melhor a se fazer é
dar o exemplo. Se as crianças não podem comer doce, é ideal que os adultos também evitem.
Além disso, proponha outras atividades como recompensa. Sugira coisas como:
- brincadeiras em família;
- passeios ao ar livre;
- sessão de filmes;
- outros divertimentos que as crianças amam.
Aos poucos, o ato de não comer doce não será mais um problema para ela.
Gostou desse conteúdo? Continue em nosso blog e veja outras dicas como essas!