Pai na gravidez: entenda a importância da presença paterna para o bebê

Entenda mais sobre a importância do pai na gravidez e como ter um papel ativo nessa etapa!

A presença paterna faz toda a diferença no crescimento e desenvolvimento saudável dos bebês, principalmente nos primeiros meses de vida. Essa relação deve ser cultivada com o bebê ainda na barriga.

Depois, o ideal é que os papais estejam presentes durante o dia a dia dos pequenos, para estreitar os laços e auxiliar as mães nas mais diversas tarefas.

Mas você sabe como construir essa relação na prática? Aqui, vamos te apresentar algumas dicas e quais são os benefícios da presença do pai na gravidez.

Acompanhe e boa leitura!

Quais são as principais tarefas do pai na gravidez?

Tanto durante a gravidez, quando depois que o bebê nasce, é fundamental que o pai esteja presente no dia a dia, de diferentes formas possíveis. Seja na hora de cuidar do bebê ou auxiliar a mãe em alguma atividade, é preciso que o papai esteja disposto e sempre por perto. 

Veja algumas das principais tarefas que os papais devem dividir com as mamães. 

Participação ativa

A participação ativa do pai na rotina do bebê, em todos os momentos possíveis, é uma tarefa que deve ser atribuída a ele. Dentro de cada realidade, é imprescindível que o pai reserve um tempinho do dia para cuidar, ler, brincar, conversar e estar junto do bebê

Construção de vínculos

Construir vínculos leva tempo e geralmente acontece com a convivência. Assim, manter o bebê junto ao corpo, principalmente nos primeiros dias de vida, é algo que pode ajudar muito na construção de vínculos.

Essa prática traz mais segurança e aconchego para o pequeno, que vai sentir cada vez mais confiança no papai. 

Divisão de tarefas no dia a dia

Outra coisa que também é tarefa dos papais durante a gravidez e depois do nascimento é a divisão de tarefas.

Ainda que o papai trabalhe fora de casa e não tenha tanto tempo de licença, como a mãe, é imprescindível que ele também faça as tarefas domésticas e cuide dos bebês através de atividades como trocar a fralda, dar banho, alimentar, entre outras. 

Educação e valores

Transmitir valores e garantir uma boa educação faz parte do processo de criar uma criança. Por isso, essa parte deve começar desde bem cedo e o pai deve estar presente na hora de ensinar o que é certo e o que é errado para o bebê, impor limites e educá-lo com amor e paciência. 

Sling pode aproximar papais e bebês!

Uma ótima maneira de criar uma conexão entre os pais e os bebês é através do uso de um sling. O sling nada mais é do que um carregador de bebês, onde os papais e mamães posicionam o pequeno junto ao corpo. 

Dessa forma, é possível transmitir segurança e carinho para o bebê em qualquer situação. Outros benefícios do sling são:

  • é confortável para quem carrega;
  • garante mais praticidade para o dia a dia;
  • o pai pode fazer diversas atividades enquanto carrega o bebê;
  • diminui o impacto para a coluna vertebral;
  • posiciona a coluna e pernas do bebê de forma correta. 

Na Panno Sling, você encontra opções de Wrap Sling, Sling Dry Fit e Sling de Argola, para presentear os papais. É só escolher o modelo e a cor que mais combina com ele, e contar com toda a nossa qualidade! 

Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso blog para encontrar mais dicas como essas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima