Primeiro banho do bebê: a importância de retardá-lo após o nascimento

Primeiro banho do bebê

Você sabia que é recomendável retardar algumas horas o primeiro banho do bebê? Há um crescente número de mulheres e pesquisas que afirmam que essa prática é benéfica para a saúde do recém-nascido e que facilita a amamentação, mas ainda existe pouca informação a respeito do assunto.

Por isso, no artigo de hoje, viemos esclarecer os motivos que explicam por que retardar o primeiro banho do bebê pode fazer bem para os recém-nascidos e qual a importância de adiá-lo algumas horas. Confira!

Quando deve ocorrer o primeiro banho do bebê?

O procedimento padrão em muitos hospitais é dar banho no recém-nascido em até 3 horas após o parto. A higienização do pequeno pode ser feita pelos enfermeiros na banheira ou com panos úmidos, com o objetivo de retirar resquícios de pele, placenta, gordura e sangue que restaram do parto.

Porém, novas recomendações vêm surgindo, inclusive da Organização Mundial da Saúde, que prega adiar o primeiro banho do bebê em pelo 12 horas após o parto. Hoje, há hospitais que já não realizam o procedimento, deixando para os pais a tarefa de dar o primeiro banho no recém-nascido 24 horas depois do parto.

Ademais, o hospital pioneiro na prática foi o Cleveland Clinic Hillcrest Hospital, na cidade de Mayfield Heights, em Ohio (EUA), onde uma enfermeira especialista em cuidados maternos liderou uma pesquisa que evidencia os benefícios de retardar o primeiro banho do bebê.

Qual a importância de adiar o primeiro banho do bebê?

De acordo com a pesquisa liderada pela enfermeira Heather DiCioccio, adiar o primeiro banho do bebê de fato favorece a amamentação. Os benefícios foram provados após um experimento com mais de 900 mulheres e bebês recém-nascidos.

Durante o experimento, constatou-se que 68,2% dos bebês que tomaram o primeiro banho 12 horas após o parto tiveram amamentação materna exclusiva. Por outro lado, a porcentagem caiu para 59,8% entre os bebês que tomaram o primeiro banho em até duas horas depois do parto (estes precisaram recorrer a fórmulas).

Para os pesquisadores, tudo tem a ver com o trauma do nascimento. Segundo eles, adiar o primeiro banho do bebê aumenta o tempo de contato pele a pele com a mãe, preserva o cheiro do líquido amniótico, equilibra a temperatura corporal do pequeno e reduz o estresse da adaptação fora do útero. Esses fatores seriam favoráveis à amamentação.

Outra vantagem de retardar o primeiro banho do bebê é manter por mais tempo o vérnix, aquela substância esbranquiçada e gordurosa que reveste o recém-nascido. Ela tem ação antimicrobiana e ajuda a proteger a pele do pequeno, reduzindo o risco de infecções e contribuindo para o desenvolvimento do pulmão.

Além disso, boa parte do vérnix é absorvido pela pele do bebê logo nas primeiras horas depois do parto. Então fique tranquila, seu pequeno não vai ficar com aparência de sujo. E o cheirinho do bebê recém-nascido certamente irá favorecer também a amamentação, inundando seu corpo de ocitocina, o hormônio do amor e do prazer.

Cuidados no primeiro banho do bebê

Viu por que adiar o primeiro banho do bebê pode ser benéfico para o recém-nascido e também para a mamãe? Ainda assim, mesmo que você espere pelo menos as 12 horas recomendadas, é preciso ter alguns cuidados na hora de higienizar o pequeno. Veja:

  • ter todos os equipamentos e acessórios certos à mão (toalha, fralda, roupinha, cotonete e álcool para higienização do coto umbilical, pente ou escova para o cabelinho etc);
  • bloquear correntes de ar para que o bebê não pegue frio;
  • checar a temperatura da água, que deve ficar entre 34ºC e 38ºC.
  • ter cautela ao apoiar com cuidado a cabecinha e o pescoço do bebê;
  • ser ágil para que o banho seja breve e sem estresse para o pequeno.

Com estas dicas, garantimos que o primeiro banho do bebê será um momento tranquilo e prazeroso para ambos! ?

Ah, e se você deseja estreitar ainda mais os vínculos com o recém-nascido (ganhando também mais praticidade), trouxemos dicas para dar banho de bebê no chuveiro neste artigo aqui no Blog da Panno Sling! Aproveite a leitura, e até mais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima