Newsletter

Alimentação para gestantes: conheça os alimentos para as mamães

Se você está se preparando para ser mamãe sabe que sua vida nunca mais será a mesma. Você terá de mudar vários aspectos da sua rotina e a alimentação é uma parte importante dessas mudanças. A alimentação para gestante tem de ser balanceada e precisa conter diversos nutrientes e vitaminas indispensáveis para a saúde do bebê e da mãe, mas sem deixar de ser saborosa.

Lembrando sempre que é preciso fazer o acompanhamento médico, já que cada mulher possui necessidades específicas, mas existem aqueles alimentos que todas devem manter em suas novas dietas.

Por isso, trouxemos esse conteúdo para te ajudar a preparar seu novo cardápio!

Alimentos ricos em ácido fólico

O ácido fólico ajuda a diminuir o risco da má formação neurológica do bebê. Ele é uma vitamina B essencial que não é produzida pelo corpo e precisa ser adquirida pela alimentação.

A quantidade recomendada é de 400 mcg até o 3º mês de gestação, muitas vezes precisa ser completada com suplementos, mas a maioria dos obstetras prescrevem a suplementação via comprimidos. No entanto, você pode encontrá-la em alimento como:

  • Morango;
  • Banana;
  • Beterraba;
  • Couve;
  • Brócolis;
  • Cereais integrais, como pão e arroz.

A importância do ferro na alimentação para gestantes

O ferro ajuda a evitar a anemia durante a gravidez, problemas com o parto e alterações na formação nervosa do bebe. Por isso a ingestão dele é muito importante para manter a saúde da mãe e da criança.

Você consegue encontrá-lo nos seguintes alimentos:

  • Fígado;
  • Feijão;
  • Hortaliças verde-escuro, como espinafre e couve;
  • Castanhas.

Para ajudar na absorção desse nutriente procure consumir alimentos ricos em vitamina C como laranja, acerola e goiaba.

Não se esqueça das proteínas e do cálcio

Outros alimentos importantes são aqueles ricos em proteínas e cálcio. O cálcio é responsável pela formação e crescimento dos ossos e dentes do bebe e auxilia no desenvolvimento de nervos e músculos, você pode encontrá-lo facilmente no leite ou alimentos derivados, porém opte por aquele com menos gordura.

Lembrando que para uma melhor absorção do cálcio é preciso ter a vitamina D, que o corpo produz com exposição ao sol.

Já as proteínas são responsáveis por ajudar no crescimento do bebe e apoiam a formação da placenta e tecidos uterinos.

Você pode encontrá-las em carnes, ovos, lentilha e ervilha. Se a mãe for vegetariana, deve consultar um nutricionista. Lembre-se de balancear a ingestão de carnes e seguir com moderação. Pedindo orientação a seu médico.

Alimentos anticonstipantes

É muito comum na gravidez ficar constipada, já que a progesterona faz com que o sistema digestivo fique lento. Como a formação da flora intestinal do bebê depende da flora da mãe, o consumo de probióticos para o intestino pode ser uma alternativa interessante (porém sempre orientada por um médico ou nutricionista).

Por isso, procure tomar bastante água e consumir algum desses alimentos:

  • Frutas e legumes ricos em água como pepino e melancia;
  • Alimentos ricos em fibras como cereais integrais;
  • Linhaça;
  • Castanha de caju.

Deu para perceber como a alimentação para gestante é importante, não é mesmo? Com estes alimentos com certeza você terá uma gravidez saudável e feliz, por isso cuide-se! <3

Gostou dessas dicas? Então não deixe de comentar e acompanhar o nosso blog para mais conteúdos legais como esse!

Deixe sua dúvida que a gente te ajuda

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×