A importância da vitamina D para mães e bebês

Conheça a importância da vitamina d para mamães

A parceria entre mamães e bebês é fundamental desde a concepção e continua sendo muito importante nos instantes seguintes ao parto, sendo uma atitude incentivada por órgãos como a Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria. Mantendo contato desde os primeiros momentos de vida, os laços são reforçados e muitos outros benefícios são vistos.

E é assim durante toda fase de crescimento. Lado a lado, bebês e mamães têm muito a compartilhar e aprender. Isso tudo se justifica pela própria fisiologia. Por exemplo, os alimentos que a mãe ingere têm impacto direto sobre a nutrição do bebê.

Por isso, no post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a importância da vitamina D para mamães e bebês! Acompanhe o artigo e boa leitura.

O que é vitamina D?

Antes de mais nada, precisamos entender, afinal, o que é vitamina D? Todas as vitaminas, independentemente de seu grupo, são essenciais para o funcionamento do corpo humano. Mas nós não produzimos a quantidade suficiente de muitas delas, o que significa dizer que precisamos ingeri-las por meio de alimentos ou suplementação.

Portanto, manter uma dieta rica em alimentos que possuem determinados tipos de vitamina é fundamental para quem procura manter o equilíbrio e o pleno funcionamento do corpo. Dessa maneira, algumas vitaminas são importantes para o fortalecimento dos fios, enquanto outras são muito boas como antioxidantes, por exemplo.

A vitamina D, por sua vez, tem uma atuação presente principalmente no metabolismo ósseo, sendo importante para o sistema imunológico, cardiovascular, entre outros.

Quais os benefícios da vitamina D para mamães e bebês?

Como vimos, cada vitamina atua de uma maneira particular no nosso corpo. A vitamina D é uma importante aliada no fortalecimento dos ossos e de alguns sistemas, como o cardiovascular.

Isso acontece porque, entre suas propriedades, a vitamina D favorece o funcionamento e o processamento de cálcio e ferro pelo organismo. Esses dois minerais têm uma importância muito grande durante a gestação, tanto para as mamães quanto para os bebês.

Durante o período de gravidez, é normal que aconteçam alguns desequilíbrios hormonais e de vitaminas. E a falta de vitamina D acontece com muita frequência. Alguns problemas como baixo peso dos bebês e diabetes gestacional estão diretamente ligados com a ausência desta vitamina no organismo.

Uma vez que isso acontece, o pós-parto também pode ser afetado. Com níveis baixos da vitamina durante a amamentação, a produção de leite materno pode ser afetada e o bebê pode não receber todo o volume que necessita para se desenvolver. Entre os problemas de saúde causados pela deficiência de vitamina D para as crianças, os mais comuns são a fragilidade e deformação dos ossos, além da possibilidade de doenças como osteoporose e raquitismo.

Para evitar todos esses problemas, a solução é prática! Afinal, pode-se obter vitamina D de maneira muito simples e podemos encontrá-la em peixes como atum e salmão, além de estar presente no óleo de fígado de bacalhau e na gema do ovo.

Porém, saiba que, se você tem algum problema com esses alimentos, pode absorver a vitamina D por meio da exposição ao sol, mais precisamente por meio dos raios UVB. Com um banho de sol diário de 40 minutos, seu corpo já estará produzindo vitamina D suficiente para que não haja deficiência.

É importante que a exposição ao sol ocorra sem nenhuma barreira, seja ela de vidros, roupas e até mesmo protetor solar. Por isso, o indicado é que ela ocorra nos horários do início da manhã, até às 10h, ou no final da tarde, a partir das 16h.

Mas é preciso lembrar que a exposição excessiva ao sol pode fazer mal para o bebê. Por isso, para evitar problemas e proteger seu pequeno, conte com nosso Sling Dry FIT. Só ele deixa o bebê confortável e protegido da exposição aos raios UVA e UVB por conta da tecnologia UV TEC SUN PROTECTION FPS 25.

E então, viu só como a parceria entre mamães e bebês é indispensável? Portanto, além de manter todos os cuidados com o recém-nascido, lembre-se de cuidar de você e do seu corpo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima