É normal que durante algumas épocas o bebê tenha mais fome, inquietude e acorde várias vezes durante a noite. Isso ocorre, principalmente, por conta dos saltos de desenvolvimento e picos de crescimento do bebê.
Nesse período são comuns as alterações de sono, humor e apetite durante dias ou até semanas. Mas, não se assuste, viu? Todas nós, mães, já passamos por essa fase dos nossos pequenos e, por isso, estamos aqui para explicar melhor do que se tratam os picos de crescimento do bebê!
O que são os picos de crescimento do bebê?
Para responder essa questão, não há mistério e nem uma explicação complexa: os picos de crescimento são fases em que o bebê estará enfrentando um desenvolvimento físico mais intenso.
Por conta disso, é comum que eles se alimentem mais. Para dar conta de tanto gasto de energia, o organismo aumenta a sensação de fome instintivamente. Consequentemente, o bebê acorda mais vezes durante a noite para se alimentar.
Quando ocorrem os picos de crescimento do bebê?
É comum que o primeiro pico ocorra logo nos primeiros dias de vida do bebê, entre os 7 e 10 dias. Após esse primeiro momento, o bebê passa por mais alguns picos durante seu desenvolvimento, geralmente entre:
- 2 e 3 semanas;
- 4 e 6 semanas;
- 3 meses;
- 4 meses;
- 6 meses.
A partir dos 9 meses esse pico de crescimento se torna mais constante, acompanhando o bebê por todo a primeira infância e a família já não sente tanto as alterações de rotina advindas dos picos.
Picos de crescimento X saltos de desenvolvimento
Diferente dos picos de crescimento, os saltos de desenvolvimento não dizem respeito ao crescimento físico do bebê e sim ao desenvolvimento intelectual, em que ele adquire novas habilidades motoras e emocionais.
Quando ocorrem os saltos de desenvolvimento?
Os saltos de desenvolvimento começam, geralmente, a partir do primeiro mês. Nesse período inicial, os nossos pequenos desenvolvem mais a visão, descobrindo o ambiente ao redor e seguindo objetos com os olhos. Além disso, nessa época é mais comum ver o bebê sorrindo ou chorando com lágrimas.
A partir dos 3 meses outro salto de desenvolvimento ocorre, fazendo com que o bebê enxergue um cômodo inteiro, comece a seguir barulhos com a cabeça, interaja com as mãos e fique mais confortável no colo dos pais.
Um dos saltos mais longos ocorre a partir dos 4 meses e meio. Nessa fase, o bebê tem fortes mudanças de temperamento, pedindo mais colo e atenção. Agora, preste atenção que aqui vai uma dica de ouro para essa fase:
Em resumo, esses saltos de desenvolvimento ocorrem periodicamente, de forma mais marcante, até mais ou menos os 17 meses do bebê, quando ele começa a separar brinquedos por cor, rabiscar, imitar o que vê e observar livros.
Os saltos e picos de crescimento do bebê não são regras
É bem importante que você tenha em mente que os saltos e picos de crescimento do bebê irão ocorrer mais ou menos nas datas apresentadas aqui, porém, não é uma regra que os bebês se desenvolvam de forma igual. Um exemplo disso é a influência da amamentação!
Relação da amamentação com os saltos e picos de crescimento
As famílias de bebês amamentados exclusivamente no seio materno tendem a sentir mais os saltos de desenvolvimento e os picos de crescimento. Isso ocorre porque a frequente necessidade de colo e o sono desregulado sempre fazem a mãe se questionar se seu leite está sendo suficiente. A dica de ouro é:
Por isso, não se preocupe se os hábitos do seu bebê forem diferentes do esperado, se ele demorar mais para adquirir algumas habilidades ou aprenda coisas antes do tempo previsto!