O cordão umbilical é a forma de conexão do bebê com o corpo da mãe enquanto ele ainda está dentro do útero. Durante os aproximados 9 meses de gestação, é por ele que os nutrientes passam para a criança, sendo o responsável por seu desenvolvimento.
Quando o bebê nasce, entretanto, o cordão é cortado e fica o coto umbilical, que é um resquício do cordão que vai cicatrizar e se transformar no umbigo do bebê.
Até o coto cair e cicatrizar, o que pode acontecer entre 7 e 15 dias após seu nascimento, é importante saber cuidar do cordão umbilical da forma correta, prevenindo infecções. A seguir, você vai entender como cuidar corretamente dessa parte do corpo do bebê e o que fazer caso aconteça uma intercorrência. Acompanhe!
Como cuidar do cordão umbilical do bebê de forma segura
Por ser uma área que foi cortada durante o nascimento, o coto umbilical fica mais exposto e sujeito à entrada de bactérias. Portanto, a limpeza correta é fundamental, além do cuidado de não deixar a região úmida e nem abafada. Confira alguns detalhes e o passo a passo da limpeza.
Deixe o coto umbilical respirar
A umidade e o calor podem favorecer a proliferação de bactérias. Então, é importante deixar o coto bem sequinho. Para isso, evite tampá-lo com a fralda, por exemplo. O ideal é cortar a parte da fralda que vai pegar nessa parte do corpo do bebê ou dobrar um pouquinho as bordas para que a área fique arejada.
Depois do banho, que é quando o coto umbilical fica molhado, seque a região com uma toalha fralda delicadamente antes de higienizar para garantir que o local não ficará abafado quando for vestir o bebê.
A rotina ideal para cuidar do cordão umbilical
A limpeza do coto umbilical deve acontecer sempre após o banho do bebê e depois de algumas trocas de fralda, no mínimo 3 vezes ao dia. A limpeza é bem fácil e exige poucos materiais:
- Hastes flexíveis com pontas de algodão;
- Álcool 70%.
Antes de tudo, higienize bem as mãos, com água e sabão, limpando bem as unhas e até a região dos punhos. Coloque álcool 70% nas hastes flexíveis com pontas de algodão algodão e passe em volta de toda a região do umbigo, limpando toda a base e extensão do coto umbilical.
Com o outro lado do cotonete, seque a região o máximo possível. O álcool se encarrega de evaporar qualquer umidade que possa ficar após a higienização.
Para limpar tudo, pode movimentar o coto enquanto passa o algodão. O bebê não sente dor por ser uma pele morta, então você não vai machucá-lo.
Atenção!
Muitas pessoas têm o costume de colocar gazes, faixas ou até moedas no coto umbilical com a justificativa de ajudar na cicatrização e a moldar o umbigo do bebê. Esses hábitos, contudo, são contraindicados pelos médicos e podem causar sérias infecções.
No que prestar atenção
É comum que, ao limpar, possa sair um pouco de sangue ou pus na base do coto umbilical. Como uma cicatriz está em formação, pode ser que isso aconteça.
O sinal de alerta é quando começar a sair pus demasiadamente dessa região ou se houver sangramento em excesso. Além disso, um aspecto muito avermelhado, como uma inflamação, também é o caso de ir ao médico para verificação. Ainda é fundamental ficar atento caso sinta mal cheiro na região.
Se o coto demorar mais de 20 dias para cair, também cabe avaliação médica.
Conclusão
Cuidar do cordão umbilical do bebê até que ele caia é muito importante para evitar infecções e também para deixar o umbigo bem cicatrizado. E para isso, basta seguir as dicas e ficar de olho em qualquer alteração que possa aparecer!
Quer saber tudo sobre a higiene do bebê? Então confira tudo sobre o primeiro banho!