Como vestir o bebê em cada fase do seu desenvolvimento

Bebê com roupinhas

Todos os cuidados diários que as mamães e papais tem com o pequeno são importantes, e um desses cuidados é com o uso de roupinhas adequadas para o bebê.

No mercado, você encontra uma grande variedade de roupinhas infantis, mas afinal, como vestir o bebê de acordo com as suas necessidades? Hoje separamos as três principais fases do desenvolvimento do bebê, com dicas para vesti-los da melhor forma possível.

Até 3 meses

Bebê dormindo
Pixabay

Os primeiros meses de vida do bebê são muito delicados, pois nessa fase a sua pele ainda é muito fina, sensível e o seu corpinho ainda está se desenvolvendo para além do útero materno.

Nesse período, os bebês ainda não conseguem regular a sua temperatura corporal e estão mais propícios a desencadear alergias ou irritações na pele.

Por isso, nessa fase é bom optar por roupinhas que sejam quentinhas, mas sem exageros, pois elas não podem sufocar, permitindo que a pele do bebê respire. Evite golas ou tecidos muito grossos, dando preferência para o algodão e a lã antialérgica.

Além disso, evite roupinhas com muitos adereços, como muitos botões, zíper, broches ou capuz, pois podem incomodar o bebê quando estiver deitado. Outra dica importante é que as peças devem ser fáceis de tirar e botar.

Como o bebê precisa ser trocado muitas vezes ao dia, a preferência nesses casos são para calças e camisetinhas de corte largo e body de algodão.

Dos 3 aos 6 meses

Bebê comendo
Gshow

Nessa fase o bebê já começa a se movimentar bastante, apesar de ainda não se manter sentado ou em pé sozinho. As babadas e refluxos também se tornam mais constantes, por isso é normal sujar mais a roupinha nesse período.

Nesses 3 meses são os que o bebê mais ganha altura e peso, fazendo com que rapidamente as roupas não caibam mais.

Por isso, o ideal é optar por roupinhas práticas e confortáveis, e com tecidos que sejam mais fáceis de limpar e em maior quantidade, pense em ter pelo menos quatro peças de cada modelo. Uma opção que também não pode faltar são os babadores, que protegem boa parte das roupinhas.

Não quer exagerar nos gastos com roupinhas? Saiba como acertar na quantidade de roupas para bebê que você precisa comprar.

Geralmente, essa também é uma fase em que os papais e mamães acreditam que os bebês aumentam o seu “grau de fofura” e não apenas ficam com mais vontade de comprar roupinhas e acessórios, como também ganham de muitos familiares.

Por isso, é bom estar atento ao exagero em roupinhas que tenham laços, babados, sobreposições, fitas e enfeites, pois estes podem ser prejudiciais tanto para o conforto do bebê, quanto o seu na hora de trocá-lo ou segurá-lo.

Dos 6 meses a 1 ano

Bebê Engatinhando
Belly belly

A partir dos 6 meses, o bebê já começa a conseguir sentar, engatinhar e até caminhar, por isso, acabam realizando movimentos constantes, o que faz com que sintam calor com mais intensidade do que nos meses anteriores.

Também é o momento da introdução da alimentação mais sólida e ao incentivo para que ele aprenda a comer sozinho. Ou seja: continuamos a saga de sujar as roupinhas e a proteção com os babadores!

Nessa fase, é fundamental que as roupinhas sejam leves e confortáveis para que facilitem a mobilidade dos pequenos. Além disso, é bom investir em tecidos mais grossos e com protetores na área dos joelhos e cotovelos para amortecer possíveis quedas.

Devido a movimentação natural, nessa fase os bebês acabam não ficando muito tempo com sapatinhos e um ótima opção para esses casos são as meias antiderrapantes, que proporcionam mais tranquilidade na hora de brincar.

Essa também é uma fase em que os bebês começam a sair mais constantemente para caminhar na rua e pegar sol. Nos passeios ao ar livre em estações de calor, use roupas fresquinhas e chapéus para proteger o rostinho dos pequenos e evite cores escuras, pois estas absorvem muito a luz solar.

Cuidar do seu bebê durante a sua fase de desenvolvimento é algo que exige muita atenção, carinho e cuidado. Por isso, esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado a pensar melhor sobre como vestir o bebê evitando exageros e priorizando a sua saúde e conforto. Até a próxima! <3

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima