O que não falta no mercado de moda infantil são opções de roupinhas lindas para os bebês, com modelos mais básicos até os cheios de adereços. As vezes fica difícil não querer levar tudo para casa!
Porém, apesar de tantas modelos fofos para adquirir, é muito importante que você cuide qual é o tecido utilizado nessas roupinhas.
A dica é sempre ficar de olho nas etiquetas das roupas, pois é nelas que você saberá qual o tecido utilizado naquela peça. Essa prática é boa para evitar possíveis alergias e garantir conforto para o seu bebê.
Qual o melhor tecido para roupa de bebê?
Algodão
Esse é sem dúvida o tecido mais popular entre as roupinhas infantis, garantindo maciez e leveza quando está em contato com a pele.
O algodão é uma das melhores escolhas de tecidos por ser leve e flexível, o que permite que o bebê brinque com tranquilidade, sem que se sinta apertado ou incomodado.
Este, além de ser um tecido fácil de limpar, possui uma grande variedade de modelos e cores. Alguns exemplos de peças mais utilizadas para os bebês são os bodies, tanto de manga curta como manga longa, ótimas opções para manter os pequenos confortáveis em qualquer estação do ano.
Plush
Feito sobre uma malha, esse tecido é semelhante ao veludo, visualmente possui brilho e é macio e felpudo quando tocado.
As peças em Plush geralmente possuem um lindo acabamento e vestem muito bem, porém precisam de atenção na hora da lavagem, pois podem atrair pó e sujeiras facilmente.
O Plush possui cerca de 80% de algodão e por isso tem pouquíssimas chances de desencadear algum tipo de alergia aos pequenos.
Lycra
A lycra é muito utilizada no verão, principalmente na confecção de biquínis e maiôs infantis, esse também é um tecido que dificilmente dará alergia aos bebês. Com bastante elasticidade, permite a movimentação dos bebês com tranquilidade e fácil ajuste ao corpo.
Além disso, se você quer um tecido que possui secagem rápida e proteção na exposição ao sol, essa é a escolha certa!
E quais tecidos preciso ter mais atenção?
Soft
Esse é um tecido muito procurado na presença de temperaturas mais baixas para manter os pequenos bem quentinhos, pois possui uma aparência muito confortável e aconchegante, mas não deixe isso te enganar!
O soft deve ser evitado para roupinhas que entram em contato direto com a pele do bebê, pois podem gerar irritações.
O uso ideal desse tecido deve ser em mantas e cobertores, ou casaquinhos em sobreposições. Ao vestir o bebê com peças de soft, opte por colocar antes uma camisetinha de algodão, por exemplo.
Lã
A lã é uma escolha muito tradicional entre as mamães e papais, principalmente para os recém-nascidos, pois protege muito bem os pequenos em dias frios.
Além disso, as peças em lã para bebês em sua maioria são antialérgicas e com grande variedade de modelinhos.
Porém, é bom ficar atento, pois por ser um tecido felpudo pode soltar pelos e acumular muito pó e ácaros. Por isso, cuide se o bebê apresentar algum tipo de reação alérgica como coceiras ou espirros. Se isso ocorrer, lave as peças deixando-as secar no sol para manter a sua qualidade.
Principais cuidados na escolha dos tecidos
Agora que você já conhece as características dos principais tecidos para as roupinhas infantis, é importante estar atento a alguns cuidados adicionais na hora da decisão:
- Atenção nas etiquetas: na etiqueta das peças ou descrição dos produtos é onde você sempre encontrará a composição do tecido da roupa.
- Evite elementos decorativos em demasia: algumas roupas mais modernas podem apresentar broches, botões ou acessórios adicionais que além de poderem ser ingeridos pelo bebê, causando risco a saúde, também pode vir a causar irritações.
Agora que você já sabe os principais cuidados para ter na hora da escolha dos tecidos da roupinha do bebê, já pode comprar com mais tranquilidade e garantir o conforto do seu filho.
Todos os nossos bodies são fabricados com 100% algodão e estão disponíveis nas cores branca, azul claro, azul marinho e rosa. Dá uma passadinha na Panno Sling e boas compras. <3