Você tem dúvidas sobre qual tipo de fralda é a melhor opção para seu bebê? De pano ou descartável?
Depois de muito tempo de popularização das fraldas descartáveis, as opções de pano voltaram, só que agora mais práticas e com melhorias em relação às antigas.
Entenda neste post quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de fralda e avalie qual é a melhor opção para seu filho.
Fralda descartável
As fraldas descartáveis são compostas de uma mescla de materiais, como o polietileno e o elástico.
Você pode comprá-las facilmente em qualquer supermercado ou farmácia. Por isso, elas são extremamente práticas e costumam ser a escolha da maioria dos pais.
Porém, as fraldas descartáveis não são nada ecológicas, uma vez que produzem lixo e levam em média 600 anos para a decomposição.
Além disso, a longo prazo, o custo de adquirir fraldas descartáveis pode ser bem mais elevado, já que a quantidade de fraldas que precisam ser compradas é maior.
Vantagens
Confira as principais vantagens das fraldas descartáveis:
- são super fáceis e práticas de trocar;
- as trocas não precisam ser tão recorrentes;
- não precisam ser lavadas.
Desvantagens
Confira as principais desvantagens das fraldas descartáveis:
- custam mais caro a longo prazo;
- os bebês têm mais chance de desenvolver problemas de pele (como alergias e assaduras) devido às substâncias químicas presentes nas fraldas descartáveis.
Fralda de pano
As fraldas de pano podem ser compostas de tecido de algodão ou flanela. Talvez você lembre daqueles modelos antigos que nossas avós usavam, mas saiba que as fraldas ecológicas evoluíram bastante.
Hoje há versões muito mais modernas e práticas, pensadas para facilitar a limpeza no dia a dia e proporcionar o conforto do bebê.
Uma das melhorias da fralda de pano atual é a possibilidade de ajustá-la ao tamanho do bebê através de botões ou velcro.
Vantagens
Confira as principais vantagens das fraldas descartáveis:
- são mais sustentáveis, já que não geram tanto descarte como as fraldas descartáveis;
- evitam problemas na pele do bebê, já que o tecido não contém tantas substâncias químicas que estão presentes nas fraldas descartáveis;
- são mais confortáveis e macias.
Desvantagens
Confira as principais desvantagens das fraldas descartáveis:
- são menos práticas, já que precisam ser lavadas a cada uso;
- por conta da frequência de lavagem, podem gerar alto consumo de água;
- o valor inicial para adquirir as fraldas de pano pode ser mais caro, já que bebês recém-nascidos utilizam mais fraldas.
Afinal, fralda de pano ou descartável, qual a melhor?
Essa resposta depende do seu estilo de vida.
Analise suas necessidades, sua rotina e o quanto você iria gastar com cada uma delas para avaliar qual é a melhor opção de fralda para você e seu filho.
Fique atento!
As fraldas devem ser trocadas toda vez que o bebê estiver sujo para evitar problemas de pele e desconfortos.
Por isso, seja qual for o modelo que você escolher, fique atento à frequência de troca de fraldas para evitar possíveis vazamentos ou mal estar do pequeno.
Você sabia que algumas roupas também podem causar alergia? Veja aqui qual o melhor tecido para usar no bebê e qual evitar!
Esperamos que as dicas de hoje tenham sido úteis para você. Até a próxima!