Você provavelmente já sabe que um dos grandes objetivos do sling é dar mais conforto para os pais e para o bebê no dia a dia. Mas, como tudo o que se faz com crianças pequenas, alguns cuidados são necessários.
Uma dúvida bem comum entre os pais é sobre a posição que o bebê deve ficar no sling, especialmente quando são bem pequeninos ainda. A boa notícia é que existem várias formas e orientações bem claras que podem tranquilizar você!
Separamos algumas dicas importantes sobre a posição do bebê no sling, de acordo com a idade dele. Continue lendo para conferir!
Dicas de posições
Bom, apesar de existirem várias formas de acomodar o bebê, o importante é tomar cuidado com a posição das perninhas dele. De forma geral, a dica é que as pernas nunca fiquem esticadas ou penduradas para baixo. Também é importante que os pezinhos fiquem sempre para fora, independentemente da idade do bebê.
Em qualquer posição, a melhor opção sempre será manter as perninhas em flexão e abdução. Dessa forma, os joelhos ficam dobrados ou acima da altura do bumbum, formando uma letra M. Por exemplo:
Orientações para algumas posições
Falando de forma mais específica, entenda como acomodar melhor o bebê em cada posição:
Posição barriga com barriga: nessa posição em que a barriga do pai ou da mãe fica encostada na barriga do bebê, na posição vertical, e a orientação é que as pernas fiquem afastadas e os pés não toquem um no outro.
Posição deitado: essa posição deve ser utilizada somente para a amamentação com sling, pois é uma forma de deixar o bebê bem confortável. Nesse caso, os pés podem tocar um no outro.
Posição olhando para a rua: cuidado com essa, pois não é recomendada! Essa posição não pode ser usada com bebês recém-nascidos, pois eles não têm firmeza na coluna e no pescoço, além de precisarem do apoio no corpo do adulto. Porém, mesmo para bebês maiores, a posição continua não sendo recomendada porque não preserva a posição ergonômica das pernas do bebê.
Posição no sling para recém-nascido
O tipo de sling mais procurado para bebês de zero a quatro meses é o wrap sling. Lembrando que o sling de argolas também é recomendado para bebês dessa idade, entretanto, o seu ajuste é um pouco mais complicado e por isso as mamães tendem a preferir o wrap para recém-nascidos.
Para você começar com a prática do sling, recomendamos que seja utilizada a posição peito a peito, de forma vertical. Essas são as mais confortáveis para os recém-nascidos.
O sling de argola também pode ser usado desde o nascimento, porém ele é mais popular com bebês já maiorzinhos, que se mexem mais e acabam gostando de ter os braços mais soltos.
Em média, depois dos seis meses do bebê fica mais fácil dele se adaptar com qualquer tipo de sling. Nessa fase, você também já estará com muito mais prática para ajeitar as melhores posições para as diferentes necessidades do seu pequeno.
É tudo questão de tempo e adaptação! Comece com as nossas dicas e não tenha medo. Até a próxima!