Newsletter

Como melhorar o sono do bebê?

O sono do bebê recém-nascido ainda não sofre a influência da percepção de dia e noite, o que faz com que muitos estejam bem ativos durante a madrugada. Essa situação pode ser um pesadelo para os pais, que não conseguem descansar e tendem a ficar esgotados física e mentalmente.

Melhorar o sono da criança torna-se uma necessidade, mas é importante respeitar alguns limites para que o pequeno não seja prejudicado e tenha o próprio ritmo respeitado. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar. Confira!

Reconheça os sinais de sono do bebê

Depois dos primeiros meses, o bebê começa a demonstrar que está cansado e que precisa dormir.

Antes do seu bebê ficar agitado e choroso, ele emite alguns sinais de sono, como bocejos e mãos esfregando o rosto. É nesse momento que você deve iniciar a rotina de colocá-lo para dormir. Isso porque, quando ele está nervoso e chorando, é porque já passou do ponto ideal.

Defina horários regulares

Aos poucos, é importante induzir uma rotina de descanso para o pequeno, que pode começar entre as 18h e às 20h com o início do ritual do sono.

Esse ritual é uma série de práticas que vão ajudar o bebê a relaxar e entender que está chegando a hora de dormir. Ele pode incluir músicas calmas, massagens, pouca luz etc.

Porém, tenha paciência! É natural que ele ainda acorde durante a noite e leve um tempinho para se acostumar.

Rotina de amamentação

O aleitamento materno aumenta os níveis de melatonina, induzindo o sono do bebê. Uma pesquisa publicada na revista científica Nutritional Neuroscience mostrou que a composição do leite materno varia durante o dia, com componentes que influenciam o descanso à noite.

Por isso, se você amamenta, invista na livre demanda. Não se preocupe com sobrecarga, pois seu bebê sabe ajustar a sucção para extrair leite quando sente fome e também para uma sucção não nutritiva quando apenas precisa de aconchego.

Clima de casa

Muitas pessoas deixam o bebê chorar até cansar e dormir. Essa é uma técnica controversa, que gera estresse na criança e na própria família.

Para um bom sono e desenvolvimento, seu filho precisa sentir confiança nos pais e contar com um ambiente agradável e seguro em casa.

Respeite os cochilos diurnos

Uma criança pequena ainda não tem a vigília bem estabelecida para conseguir passar o dia todo acordado. As sonecas durante o dia devem ser respeitadas até pelo menos os 4 anos de idade.

Por isso, deixe que o bebê durma também durante o dia. Essas sonecas são importantes para o desenvolvimento saudável e não influenciam na qualidade do sono à noite.

Conclusão

A principal dica para melhorar o sono do bebê é manter a calma! Com o tempo, o sono do pequeno tende a seguir uma rotina regular. Os primeiros meses podem ser mais difíceis, mas com certeza são um dos períodos mais gostosos na criação de um filho.

Com essas dicas, você poderá acertar a rotina de sono de bebê e fazer com que ele descanse bem, além de conseguir um tempinho para você também relaxar um pouco e cuidar de alguns afazeres.

Aproveite para conferir este outro post que publicamos sobre o assunto para entender melhor o padrão de sono do bebê e outras dicas para que seu filho descanse bem! 🙂


Esse texto teve a ajuda de Luana Macchia, consultora de sono infantil e aleitamento materno. Site: horadedormirconsultoria.com.br

Deixe sua dúvida que a gente te ajuda

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×