Desfralde noturno: qual a hora certa e como fazer

Tire suas dúvidas sobre o desfralde noturno aqui

O momento de finalmente se livrar das fraldas é muito esperado por todos papais e mamães. Isso porque esse passo é muito importante para a família toda, mas principalmente para as crianças. E esse processo pode ser dividido em duas etapas: o desfralde diurno e o desfralde noturno.

No artigo de hoje, você conhecerá algumas dicas, saberá como fazer e qual a hora certa para o desfralde noturno. Confira!

O que é o desfralde noturno?

O desfralde noturno nada mais é do que o ato de ensinar às crianças a não utilizarem mais as fraldas durante a noite.

Já o desfralde diurno, é aquele que os especialistas aconselham que seja o primeiro a ser feito, por permitir um acompanhamento dos pais e por ser um momento onde a criança está completamente desperta e consegue ter consciência das suas ações.

À noite, o processo de desfralde é um pouquinho mais difícil. Isso porque os pequenos precisam se adaptar a uma rotina noturna que eles sequer sabiam que existia. Mas saiba que nada disso é motivo para desespero!

Qual a melhor idade para o desfralde noturno?

Não é regra, mas o desfralde noturno costuma acontecer após o desfralde diurno. Isso porque, o desfralde noturno exige uma autonomia grande das crianças sobre as sensações e o controle do próprio corpo.

Além disso, durante o dia é muito mais fácil para os pais conseguirem acompanhar os sinais que os pequenos apresentam. Também é bem importante que as crianças tenham acompanhamento de um responsável que possa ensiná-las e estar próximo nas primeiras idas ao banheiro.

Portanto, é bem mais fácil ensinar primeiro um processo, e somente depois o outro. Desse modo, podemos dizer que não há exatamente uma idade certa para iniciar o desfralde.

Porém, esse processo costuma acontecer com muita naturalidade na maioria dos casos após os 3 anos de idade da criança.

Os primeiros sinais de que seu filho está pronto para o desfralde noturno surgem de coisas simples. Por exemplo, se as fraldas repetidamente amanhecem secas, se a criança comunica que está incomodada com a fralda e se ela pede para ir ao banheiro durante o dia, provavelmente já está na hora de começar o processo.

Mas atenção: é importante que você não compare o desenvolvimento do seu filho com outras crianças. Isso porque, conforme comentado, esse é um processo que não tem data precisa começar e nem mesmo para terminar.

Por isso, saiba que é completamente natural se acontecerem alguns deslizes no trajeto. Dar broncas só irá atrapalhar, tenha paciência e, acima de tudo, muita compreensão. Quando chegar a hora, você precisará adaptar o ambiente para facilitar a vida da criança. Ou seja, se ela não tem um penico próprio ou um vaso adaptado, providencie um banquinho e um assento adaptado.

Por que é importante ter uma rotina noturna?

Além dos passos que citamos anteriormente, é muito importante criar uma rotina para as crianças. Assim, você estabelece alguns hábitos que favorecem o desfralde noturno, como idas ao banheiro antes de dormir.

Lembre-se também que, por a rotina noturna ser algo completamente novo para os pequenos, as mamães e papais podem adicionar alguns “truques” que ajudam no processo de desfralde noturno. Por exemplo, quando for levar a criança para fazer as necessidades antes de dormir, não esqueça de sinalizar para seu filho que ele está sem fralda e que vai ser assim durante a noite. Após o aviso, é muito importante que você se coloque à disposição e diga que, em caso de vontade de ir ao banheiro, o pequeno deve chamar os pais para levá-lo ao banheiro.

Além disso, nas primeiras tentativas de desfralde, você também pode colocar a fralda depois que a criança estiver dormindo em um sono profundo. Assim, você garante que qualquer eventualidade não causará nenhum tipo de problema.

Outra atitude que os pais podem tomar, é colocar um tapetinho higiênico embaixo do lençol. Desse jeito, você também protege o colchão caso algum pequeno problema aconteça no começo. Aos poucos, vamos percebendo o quanto nossos pequenos tornam-se independentes. Os hábitos noturnos são parte importante desse processo de amadurecimento. Então aproveite muito essa fase incrível de descobertas e aprendizados!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima