Fim da licença maternidade: como adaptar o bebê à nova fase?

Licença maternidade

Voltar ao trabalho após o término da sua licença maternidade pode ser uma grande mudança para você e para o seu bebê. Existem novos horários para se ajustar, cuidadores para conhecer e emoções complexas para enfrentar, pois de repente você vai se separar por longos períodos durante o dia. É o suficiente para estressar qualquer nova mãe.

Por isso, decidimos ajudá-la com algumas dicas de adaptação neste momento tão sensível e importante para uma mãe. Confira!

Prepare-se para uma nova rotina

Logo nas semanas iniciais, você precisará encontrar uma forma de conciliar as responsabilidades de ser mãe e trabalhar. Estar organizada é fundamental para manter todas as atividades em dia.

Faça uma programação semanal de jantares, tarefas domésticas e cuidados com o bebê. Lembre-se de equilibrar bem os afazeres com o seu companheiro ou rede de apoio.

A licença maternidade está longe de ser um período de férias, mas muitas mulheres ainda escutam que só ficaram em casa o dia todo com o bebê. Com o retorno ao trabalho, você também tem compromissos ao longo do dia e também precisa descansar a noite.

Procure manter uma rotina regular para seu bebê, como refeições, cochilos, hora de dormir e banho, para que ele comece a antecipar o que vem a seguir. Veja se você tem tempo suficiente para arrumar a sacola de fraldas, as mamadeiras e o seu bebê trocado, vestido e devolvido. Caso contrário, esta é sua chance de fazer ajustes.

Encontre a melhor creche que você pode pagar

Nem todo bebê vai para a creche quando a licença da mãe acaba. Para algumas famílias, ficar com os avós ou contratar babás são opções viáveis. Importante pensar na logística de horários e itinerários para realizar essa escolha.

É importante encontrar creches em que você confie e possa ocupar sua mente com outras preocupações que não o bebê.

Esse conselho pode parecer um pouco confuso antes de você dar à luz, mas o que você vai perceber depois que seu bebê nascer é que não quer se preocupar com ele enquanto estiver no trabalho.

Saiba que seu filho está sendo bem cuidado ao escolher uma solução de cuidado infantil que envolve pessoas em quem você confia. Saiba que eles estarão pensando e se preocupando com seu bebê enquanto você estiver no escritório, neste período depois da licença maternidade.

Domine a arte de bombear

Se você planeja continuar amamentando, deve começar a congelar o leite 15 dias antes de retornar ao trabalho para obter um suplemento saudável para a alimentação diurna.

Você também precisa treinar o seu bebê para receber o leite com utensílios como colher ou copinho. Isso ajuda a evitar a confusão de bicos que quase sempre leva ao desmame precoce.

Se começar com mamadeira com 2 semanas de idade, dificilmente ainda estará mamando quando a mãe voltar ao trabalho. O indicado é iniciar o treino com copinho ou colher cerca de 1 mês antes do retorno.

É importante que outra pessoa, que não seja a mãe, ofereça o leite ordenhado nesses utensílios. A mãe tem muito mais dificuldades porque o bebê sente o cheiro e quer mamar no seio.

Certifique-se de usar mamilos de baixo fluxo, que são projetados para funcionar como os seus, para que pareçam mais familiares para seu filho. Não só acumular leite o ajudará a construir um suprimento extra de leite para o bebê, mas também o tornará um profissional absoluto em bombear.

Amolecer a dor da separação

Embora uma criança de 3 meses seja muito jovem para sentir a clássica ansiedade de separação, muitas mães percebem que seu filho tende a ficar mais agitado quando o ambiente muda. Para ajudar seu bebê a se ajustar mais rapidamente ao novo arranjo de creche, passe curtos períodos longe dela antes de voltar.

Por isso, comece o cuidado infantil com seu bebê vários dias a uma semana antes de você retornar. Isso ajudará seu filho a se familiarizar com a rotina e reduzirá suas preocupações sobre o primeiro dia sem você. Embale uma peça de roupa que carregue o seu cheiro reconfortante.

Faça do trabalho uma prioridade apenas enquanto estiver no trabalho

Antes de ter um filho, você provavelmente costumava ir para o escritório super cedo e ficar até tarde. Ou até mesmo já conversou longamente com um colega de trabalho sobre o último episódio de algum filme e perdeu o horário.

Após a licença maternidade, comprometa-se com uma rotina de sair dentro do horário para que você possa pegar o bebê e passar algum tempo muito necessário com ele em casa.

Gostou do artigo? 🙂 Comenta para nós!

E se for uma mamãe de primeira viagem, aproveite para ler nosso artigo com 20 dicas muito úteis para a maternidade do primeiro filho!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima