Newsletter

Como prevenir as varizes durante a gravidez

A gravidez provoca inúmeras mudanças no corpo da mulher. O aumento de peso, inchaço e dores são normais durante o período de desenvolvimento da criança na barriga da mãe. Uma dessas alterações está relacionada aos hormônios, que estão em níveis elevados e são os causadores das varizes na gravidez.

As varizes são um resultado da dilatação das veias e da retenção de líquidos. Mesmo que os lugares mais comuns para o surgimento dos vasos sejam nas pernas, as varizes podem aparecer em outros lugares durante a gravidez. Acompanhe nosso artigo e saiba quais os sintomas, tratamento e melhor forma de prevenir esse desconforto. Boa leitura!

Sintomas

Durante a gravidez, é normal que o corpo da mulher se adapte ao desenvolvimento da criança. O peso da barriga dificulta a circulação normal do sangue, por isso é comum sentir as pernas mais pesadas e os inchaços podem ser mais intensos para algumas mamães.

Nesse caso, os sintomas mais comuns das varizes na gravidez são dores nas pernas ou virilhas, sensação de peso e pernas inchadas, coceira na região das varizes e alteração da sensibilidade normal da perna.

Como as pernas são os membros que sustentam o peso do corpo da mulher, é mais habitual que as varizes apareçam nessa parte do corpo. Porém, pode haver casos de veias dilatadas ao redor da vagina e o surgimento de hemorróidas.

É ideal que você esteja de olho nos sintomas, realizando um autoexame para prevenir que o problema se agrave e que as varizes na gravidez não apareçam no seu corpo.

Tratamento

É importante destacar que em algumas mamães, as varizes desaparecem após o parto, mas o ideal é que você sempre fique atenta aos sintomas. Durante a gravidez, você pode tratar as varizes com uma aplicação de água quente e fria no local, o que pode ser feito durante o banho.

Usar sacos de gelo no local também é uma ótima maneira de diminuir as dores e contrair as veias. Mas, caso você queira outras soluções, utilizar meias de compressão pode ser uma boa alternativa para prevenção e tratamento das varizes.

Caso as veias não voltem ao normal, consulte um médico para um tratamento mais eficaz. Ele pode indicar tratamentos a laser ou até cirurgias para retirada das varizes.

Prevenção

Como o surgimento das varizes na gravidez pode ser tratado, o ideal é que haja uma prevenção para evitar problemas mais graves. Tome cuidado e evite ficar em pé por muito tempo, não cruze as pernas quando estiver sentada e utilize meias elásticas durante o dia.

Além disso, se possível, deixe suas pernas elevadas durante a noite e, ao final do dia, faça uma boa massagem nos seus pés e pernas. Essas ações ajudarão a manter a sua perna circulando sangue normalmente e são ótimas para que não haja desconfortos maiores durante a gestação.

Em caso de dúvidas, fale com o seu médico sobre o surgimento das varizes durante a gravidez e tente ao máximo prevenir esses sintomas no seu corpo. Com as recomendações médicas e as técnicas de prevenção, com certeza você terá mais saúde para aproveitar a sua gestação!

Continue no nosso blog e veja outros conteúdos como esse!

Deixe sua dúvida que a gente te ajuda

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×