É natural que os pais de primeira viagem fiquem preocupados com situações inéditas ocorridas com o filho que ainda não completou 1 aninho. O soluço em recém-nascidos é uma delas e muitos não sabem exatamente o que fazer no momento do ocorrido.
Primeiramente, gostaríamos de falar que é algo normal e as mamães, inclusive, podem até mesmo sentir o bebê com essa reação ainda em período de gestação. No entanto, é interessante conhecer a fundo os motivos e como é possível aliviá-lo para saber agir corretamente nas próximas ocasiões.
Se você quer colher mais informações sobre o assunto no intuito de garantir a saúde e bem-estar do pequeno, continue conosco e tire todas as suas dúvidas nos tópicos a seguir. Tenha uma boa leitura!
Os principais motivos do soluço recém-nascido
Quando o soluço do recém-nascido acontece, muitos pais ficam em pânico e acham que o bebê está passando mal ou com falta de ar. No entanto, os soluços são o resultado da contração involuntária do diafragma, onde há um incômodo devido ao rápido fechamento das cordas vocais.
Existem várias explicações para esse tipo de comportamento. Uma delas é o fato da criança estar com fome, ter comido demais e ingerido muito ar na hora de alguma refeição, refluxo ou até mesmo o choque térmico, resultado de mudanças repentinas de temperatura.
Como agir para aliviar o soluço no bebê
É muito importante agir de maneira cautelosa, não se estressar nesse momento e seguir soluções que se adequam a tal ocasião. Por ser algo relacionado as cordas vocais, coloque a criança em uma posição vertical para que ele possa arrotar e fazer com que o diafragma volte a funcionamento de forma regular.
Caso a mãe ainda se encontre em período de amamentação e notou que já está perto ou tenha passado da hora do leite, alimente-o. Essa solução também ajuda a trazer alívio e normalizar a situação.
Algumas crenças populares propagam o ato de colocar uma pequena porção de algodão, do tamanho da ponta de um dedo, na testa do bebê como forma de parar os soluços. No entanto, trata-se de um mito.
Em suma, o soluço em recém-nascido é normal. E agora, você entende melhor porque eles acontecem e o que fazer nesses momentos. 🙂 Além disso, sempre converse com seu pediatra sobre esses comportamentos do bebê, ele é a melhor pessoa para aconselhar sobre como agir! <3
Complemente sua leitura com o artigo:
Por que meu bebê chora tanto? 4 possíveis motivos!