Quais os benefícios da alimentação saudável para crianças?

Descubra aqui como introduzir uma alimentação saudável para crianças!

Durante a infância, os pequenos descobrem seus gostos e aprendem costumes que seguirão até a vida adulta. Por isso, muitos pais buscam incentivar a alimentação saudável para crianças e procuram cultivar esse hábito dentro de casa.

Continue a leitura desse artigo para saber quais os benefícios da alimentação saudável para crianças, a idade adequada para cada alimento e ainda descobrir dicas para estimular esse comportamento.

Benefícios da alimentação saudável para crianças

A alimentação saudável é um dos primeiros passos para cultivar a saúde plena das crianças e deixar sua imunidade ainda mais fortalecida.

Com ingredientes naturais, é mais fácil ter um equilíbrio nutricional das porções e reduzir alimentos com muito sal, gordura e açúcar. Para iniciar um plano de alimentação saudável, adicione itens como:

  • laticínios com baixo ou nenhum teor de gordura;
  • pães integrais;
  • cereais;
  • muitos vegetais e frutas;
  • bebidas naturais, como sucos;
  • temperos variados que possam substituir o sal, entre outros.

Os alimentos saudáveis são essenciais para as crianças terem mais energia e disposição, além de influenciarem na felicidade e no bom humor dos pequenos. 

Sabe qual o melhor? Esse novo hábito alimentar pode ser aproveitado por todos da família!

Alimentos para cada faixa de idade

Cada fase da vida precisa de determinadas vitaminas. Por exemplo, os recém nascidos devem apenas ingerir leite materno, mas no caso das crianças maiores, alimentos sólidos são a melhor indicação.

Confira agora quais os alimentos para cada faixa etária:

  • até 6 meses: apenas leite materno, pois ele já possui todos os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento do bebê;
  • 6 meses a 1 ano: na fase do desmame, inclua cereais, tubérculos, carnes, legumes e frutas;
  • 1 a 3 anos: nessa etapa, já é recomendado adicionar o leite não materno e outros açúcares, mas sempre com cautela;
  • 4 a 12 anos: com essa idade, a criança já pode ser servida com um cardápio variado e elaborado com um prato muito colorido;

Dicas para estimular as crianças a terem uma alimentação mais saudável!

Fazer com que as crianças comam vegetais e frutas deve começar desde cedo. Desse modo, o acesso a doces ou alimentos gordurosos precisa ser restrito

Para te ajudar a transformar a alimentação saudável no sucesso da sua casa, veja algumas dicas para estimular esses hábitos:

Aposte na variedade

Com um cardápio diverso, é mais fácil fazer receitas deliciosas e ter menos resistência na hora das refeições. Um prato bem colorido pode fazer o momento da alimentação se transformar em uma brincadeira saudável e deixar a família mais unida.

Envolva as crianças na compra e preparação das receitas

Deixar as crianças participarem da escolha dos alimentos e do preparo das receitas fará toda a diferença na adaptação. Ensinar sobre os benefícios de cada alimento, dar autonomia para decidir entre as opções no mercado, por exemplo, deixam os pequenos mais envolvidos e abertos à experimentação.

Na fase do desmame, faça papinhas caseiras

Durante a etapa de desmame, o bebê começa a ter contato com alimentos sólidos e diferentes sabores. A melhor dica é fazer papinhas caseiras com verduras e legumes, deixando que a criança se acostume com os sabores.

Nesses momentos, a sujeira pode acontecer. Mas, essa é uma fase de experimentação super importante e, para proteger a roupinha do bebê, você pode adicionar babadores para o momento da refeição.

Com a alimentação saudável sendo incentivada desde pequena, a criança se acostuma com as receitas e, durante todo o seu crescimento, esses gostos e hábitos também serão cultivados.

Gostou desse conteúdo? Continue em nosso blog!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima