Newsletter

Final da gestação: como lidar com essa fase?

A fase final da gestação geralmente é complicada para muitas mulheres. Além da ansiedade que surge com a proximidade do parto, nesse momento a barriga já está muito grande e os desconfortos aumentam!

Nas últimas semanas antes do bebê vir ao mundo, é comum sentir mais dores, inchaços, desequilíbrio e episódios de azia e mal-estar (causados pelas mudanças hormonais e a pressão nos órgãos internos).

Por isso, é hora de suspender atividades “pesadas” e estressantes, relaxar e cuidar do corpo e da mente na preparação para a chegada do recém-nascido. Veja algumas dicas para enfrentar o final da gestação com mais conforto e bem-estar!

É preciso ter cuidados com a alimentação?

Na gestação, os alimentos ingeridos pela mãe também nutrem o bebê. Por isso, todo mundo sabe que é super importante manter uma dieta saudável ao longo de toda a gravidez (e também depois, pois influencia na amamentação).

Agora, no final da gravidez, os cuidados devem ser redobrados. Claro que, caso a mulher seja saudável e não tenha tido complicações durante a gestação, não há alimentos restringidos.

Porém, nesta fase, os desconfortos abdominais, a azia e o refluxo tendem a se intensificar por causa do crescimento do bebê e da consequente pressão nos órgãos internos da mãe. A dica é comer pequenas porções e optar por alimentos mais leves e fáceis de serem digeridos, cheio de fibras e vitaminas — principalmente à noite.

Além disso, alguns médicos alertam que a moderação no consumo de açúcares e carboidratos pode contribuir para um trabalho de parto mais rápido.

Posso manter o ritmo de exercícios físicos?

Atividades físicas são benéficas para as grávidas ao longo de toda a gestação — sempre com acompanhamento médico, é claro. Elas ajudam a aliviar dores e reforçar os músculos para a hora do parto.

Entretanto, no final da gestação, o indicado é pegar mais leve nos exercícios físicos. Não faça muito esforço nem sobrecarregue as articulações, principalmente dos joelhos. O volume da barriga pode causar desequilíbrios na gestante, então movimentos bruscos aumentam as chances de queda.

Então, nesta fase, vale manter o corpo em movimento, mas diminuindo o ritmo com atividades mais tranquilas, como caminhadas leves, hidroginástica, yoga e meditação (práticas que também ajudam a aliviar a ansiedade).

Qual é a melhor posição para dormir?

Encontrar uma posição boa e confortável para dormir é um verdadeiro desafio nas semanas finais da gestação. O volume da barriga não permite dormir de bruços, e deitar com a barriga para cima pode causar falta de ar.

Por isso, a melhor opção é dormir de lado, sendo preferencialmente para o lado esquerdo, pois assim você não pressiona a veia cava que garante a circulação e a oxigenação do corpo.

Veja outras dicas para ter mais conforto na hora de dormir: apoiar a cabeça em dois travesseiros para elevar o corpo e ajudar na respiração e aliviar refluxo e azia; usar um travesseiro embaixo da barriga; colocar outro entre as pernas e na lateral do corpo.

Como aliviar as dores e os inchaços?

A dor nas costas na gravidez é muito comum quando a barriga começa a crescer, já que o aumento de peso rápido sobrecarrega a coluna e a musculatura da lombar. Algumas mulheres também podem sofrer com dores na virilha.

Para aliviar esses desconfortos rapidamente, a dica é usar compressas de água quente. Já os exercícios de Kegel (contração do assoalho pélvico) e de fortalecimento muscular durante a gravidez ajudam a prevenir dores.

Importante: procure uma fisioterapeuta pélvica para te guiar com esse tipo de exercício, pois ao contrário do que se pensa, eles são complexos e realizá-los por conta própria pode ocasionar piora nas dores.

Outro incômodo comum na reta final da gravidez é o típico inchaço nos pés e nos tornozelos — o que pode ser minimizado melhorando a circulação do sangue com massagens e escalda-pés.

Conclusão

A reta final da gestação é um momento lindo e cheio de expectativas! Tendo paciência e alguns cuidados para minimizar os desconfortos, é possível curtir muito as últimas semanas com o bebê na barriga!

Aproveite para desacelerar suas atividades e organizar a nova rotina de mãe com estas dicas que trouxemos aqui no blog da Panno. Até mais! 🙂

Deixe sua dúvida que a gente te ajuda

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×