Medo do parto: o que fazer para superar?

o medo do parto atinge muitas mamães

Ser mãe é um dos maiores sonhos da vida de muitas mulheres. Para elas, esse momento é muito esperado e é uma verdadeira dádiva. Porém, também existem muitas mulheres que têm um grande medo do parto.

E se você pensa que isso acontece somente com aquelas que não gostariam de ser mães, está muito enganada! Infelizmente, muitos dos principais assuntos relacionados ao parto ainda são grandes tabus em nossa sociedade.

Por isso, preparamos esse conteúdo que irá lhe ajudar a saber o que fazer para superar o medo do parto. Fique conosco e boa leitura!

O medo é completamente natural

Como já dissemos, são muitos os tabus que envolvem o parto. E sentir medo é um deles.

Mas você, futura mamãe, precisa saber que é completamente normal sentir um pouco medo, afinal, esse é um grande momento em sua vida. Além disso, você também não sabe o que esperar desse momento.

Você também não pode deixar de ter em mente, que o parto não é algo estranho para o corpo feminino. Lembre que o seu corpo está preparado para esse momento. Também existem diversas maneiras de se preparar para esse grande momento, técnicas de respiração e exercícios de relaxamento podem ajudar muito na hora de dar à luz.

Acompanhamento médico é fundamental

O pré-natal é essencial para a saúde da mãe e para a saúde do bebê. Além de ajudar a prevenir doenças, o acompanhamento médico desde o início da gravidez é uma maneira efetiva de aliviar a tensão e o medo do parto.

Ao manter um diálogo frequente com os médicos, você pode tirar todas as suas dúvidas, pedir conselhos e ter mais clareza de tudo que irá passar nos mais variados momentos da gravidez.

Informe-se ao máximo

Conhecer o processo do parto irá facilitar todo o caminho até o dia do trazer seu bebê ao mundo. Por exemplo, se um dos seus medos vêm da dor da anestesia, saiba que as agulhas utilizadas nesse procedimento são pelo menos 3 vezes menores do que aquelas que eram utilizadas antigamente. Outra boa notícia é que, nos casos de parto normal, existem diversas opções analgésicas que aliviam as dores do trabalho de parto.

Apesar de parecer uma coisa pequena, esse fato prova que hoje em dia há muito mais informação sobre a gestação como um todo, por isso, procure o máximo de conhecimento possível. Você irá ficar muito mais tranquila e perceberá que muitos medos relacionados ao parto podem ser derivados da natural falta de respostas para as dúvidas que surgem no processo.

Mas, saiba que, ainda assim, o processo pode trazer algumas surpresas. Por isso, se for possível, tenha uma equipe multidisciplinar de sua confiança para lhe acompanhar durante o trabalho de parto. É fundamental que você confie muito nessa equipe, pois ela irá ajudar você a ter mais tranquilidade e contornar qualquer possível situação.

Converse com outras mães

Compartilhar o saber feminino e dividir os ensinamentos sobre o corpo podem ser uma maneira muito efetiva de superar os medos do parto. Ao conhecer outras experiências, você aprende muito e vê que não está sozinha, que outras mães também podem ter passado pelos mesmos medos que você.

Se um dos seus medos é referente aos momentos do pós-parto, saiba que existem diversos equipamentos que podem facilitar a sua vida e aumentar sua conexão com o bebê. E um deles é o wrap sling! Esse acessório traz entre seus principais benefícios a simulação do ambiente uterino, por conta do contato do bebê com a respiração, os batimentos cardíacos e a temperatura corporal da mamãe. Além disso, também podemos destacar o alívio de cólicas e refluxos por conta da posição do bebê.

Peça dicas sobre a fase final da gestação, sobre o momento do parto, sobre os primeiros dias com o bebê em casa e sobre todas as outras questões que forem importantes para você!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima