Como prevenir ou tratar assaduras em bebê

Como tratar assaduras

Assaduras em bebês são muito comuns, a pele muito sensível em contato com a fralda, associada a fatores como calor, suor e acidez podem resultar nesse pequeno problema que deixa as mães preocupadas, mas que tem solução! Tratar assaduras em bebê não é tão difícil quanto parece, basta seguir algumas dicas!

Quer saber quais são elas? Continue a leitura e veja o que fazer para prevenir ou tratar as assaduras em bebês!

Por que as assaduras aparecem no bebê?

Depois que o bebê faz xixi ou cocô na fralda, a umidade começa a entrar em contato com sua pele. Misturada com a acidez e o calor provocado pelo ambiente abafado, a pele sensível pode desenvolver uma dermatite, que é a assadura, caracterizada por vermelhidão e descamamento.

O bebê ainda pode ficar choroso e irritado, já que a sensação para ele é de queimação e ardência.

Como tratar assaduras em bebês e preveni-las?

A dica é, basicamente, evitar que a pele do bebê fique úmida por muito tempo. Para isso, é preciso ficar de olho em alguns detalhes:

Troque as fraldas com mais frequência

As fraldas não barram completamente o contato da pele do bebê com a umidade da urina. Por isso, é importante trocar a fralda do seu bebê toda vez que perceber que ela está molhada.

Evite o uso em excesso de lenços umedecidos

Os lenços umedecidos trazem muito mais praticidade para o dia a dia, mas na prática, o uso diário pode contribuir para aumentar as assaduras. Esses produtos são ótimos para deixar na bolsa do bebê e levar em passeios para facilitar a troca.

Na rotina, um algodão com água morna e um pouco de sabonete neutro são capazes de limpar sem agredir a pele do bebê. Caso o bebê evacue, lave a região ou limpe bem.

Atenção ao tamanho da fralda

As fraldas pequenas podem apertar a pele do bebê e deixar as assaduras ainda mais doloridas. Por isso, é sempre bom ficar atenta ao crescimento do pequeno e acompanhar a mudança no tamanho da fralda, para que elas não fiquem tão justas, mas sim presas no corpinho, sem apertar.

Use cremes ou pomadas protetoras

Converse com o pediatra e veja qual pomada é a mais indicada para passar na pele do bebê. Depois da troca de fralda, faça uma camada generosa do produto, já que é ela que vai acalmar a pele e impedir que o excesso de umidade chegue até ela, piorando a assadura.

Caso a assadura já esteja instalada, opte por uma pomada com nistatina e óxido de zinco, que ajudam a combater fungos e formam uma camada de proteção na pele.

Dica: tome cuidado com receitas caseiras (como usar amido de milho nas assaduras), pois se forem lesões causadas por fungo, as assaduras podem piorar uma vez que o amido de milho alimenta o fungo.

Mesmo tomando todos os cuidados, é importante ressaltar que um médico pediatra é o profissional mais indicado para ajudar a tratar as assaduras em bebês. Caso você esteja seguindo todas as dicas e os sintomas não melhorarem, procure o médico para que ele dê maiores orientações.

Quer mais dicas para cuidar ainda melhor do seu filho? Veja aqui 2 cuidados essenciais com bebê recém-nascido!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima